segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Saia do seu lugar de acomodação!

A RAINHA DE SABÁ

I REIS 10. 1-13

Ao meditar sobre este texto uma inquietação tomou meu espírito :
Quais as motivações levaria uma rainha, riquíssima, a andar cerca de 3000 mil km. , sobre um deserto escaldante, para conversar com um homem?
Foram meses de viagem, ou até anos para chegar a Jerusalém.
Mas, o que a motivou a sair do seu lugar de acomodação?
Creio, eu, que como toda boa rainha que se preocupa com a paz e a prosperidade do seu reino, e criar estratégias para mantê-la segura contra futuros inimigos. Buscar conhecimentos, estratégias, por quem é conhecido como homem sábio, era um dever!
Dai, buscar conhecimento com um rei sábio, cujo seu reino é próspero e desfruta de paz entre todas as nações, e que também serve a um Deus que é conhecido por todas as nações por seus grandes feitos. Era simplesmente algo sublime e que deveria ser comprovado.

No versículo 1 podemos logo entender sobre características da rainha de Sabá
com respeito ao nome do SENHOR,
A rainha de Sabá, seguramente, pertencia à cultura negra, independentemente de seus antecedentes raciais, porque sua atitude de deslocar-se para Jerusalém para ver se conseguia os segredos mágicos de um deus estrangeiro poderoso, é tipicamente expressiva da mentalidade que todavia ostentam os africanos com relação aos deuses estrangeiros. Os estudam, experimentam seu "poder" e se julgam que são efetivos, sem mais, os incorporam a seu panteão. Dali a insistência da rainha de Saba em interrogar a Salomão e seu ficar atônita pelas respostas e efetividade do que era conseguido no "Templo" com os ritos e "sacrifícios" que ali eram empregados

Ora, tamanha era a fama de Salomão e sua sabedoria que era preciso serem visto com os próprios olhos, enviar um subordinado do mais alto escalão do reinado de Sabá era perigoso, pois, conhecer um “grande senhor da palavra” e aprender sua arte de obter poder e prosperidade com o auxílio de um grande Deus era uma arma muito valiosa nas mãos erradas.
Ela não podia correr riscos, teria que ir pessoalmente, ela era insubstituível!

Pois, ao experimentar tão grande conhecimento, pelo qual Salomão era conhecido, ao interroga-lo, e julgando serem efetivos seus “poderes” era poderiam incorpora-los a sua nação.



Na verdade, queridos irmãos, ela foi mais não acreditava que um homem poderia desfrutar de tamanho conhecimento, Assim nos relata o versículo 7:
“eu não cria naquelas palavras, até que vim e os meus olhos o viram; eis que não me disseram metade; sobrepujaste em sabedoria e bens a fama que ouvi”

Mas, ela foi!!
* Amados, o que as pessoas tem ouvido falar de você? Será que temos sido referencial como Salomão foi? Será que as pessoas querem adquirir conhecimento conosco? Será que somos ( como nos relata a Bíblia em Mateus cap. 5.13-14
“Vós sois o sal da terra...Vós sois a luz do mundo”

Como as pessoas tem nos visto?

Mas, a sabedoria de Salomão parecia algo cada vez mais a se aprofundar . Ela queria conhecer a organização do seu reino, sua justiça, seus desígnios. Tudo ela teve acesso, tudo ela pode conhecer , E viu pessoas felizes... E ficou maravilhada!!

* Assim como Salomão nós também temos “um reinado e súditos”
Temos que governar nossa própria casa, empregados. Como você tem administrado o seu lar?. Será que os teus empregados te engrandecem, será que os teus filhos te horam ? Como você tem administrado seu lar. Com amor? Com o amor que Cristo governa e orienta a sua igreja?
Ou como um tirano , tirando a felicidade de quem está perto de você!?
Será que quando as pessoas entrarem em sua casa vão diz o mesmo que a rainha de Saba falou para Salomão no versículo 8:
“Bem-aventurados os teus homens, bem-aventurados estes teus servos, que estão sempre diante de ti, que ouvem a tua sabedoria”
Que tipo de rei você tem sido?


Será que as pessoas ao conhecerem nossa vida , nosso proceder irão glorificar o nosso Deus com está escrito no versículo 9:
”Bendito seja o SENHOR teu Deus
Ela não só saiu maravilhada com a sabedoria de Salomão, mas saiu glorificando o nome do Senhor!


E assim deve ser a nossa vida, cheia de sabedoria, alicerçada no Senhor sem buscar nossos próprios interesses, buscando sempre o Senhor , pois ele é quem nos capacita como está escrito em Salmos 2.6:
Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento

Meus irmãos Salomão aqui representa a igreja e a Rainha de Sába a população de gentios que se renderam .
Nosso bom testemunho trará pessoas dos lugares mais longínquos para adquirirem a nossa fonte de sabedoria, que é o Senhor.
Porém , a atitude da rainha de Sabá trouxe grande impacto para sua nação. Ela levou o conhecimento adquirido com Salomão para seu povo, teve um filho de Salomão, todos sabemos que a ruína de Salomão foi a vida promiscua,
Mas, quando seu filho Makeda aos 13 anos foi enviado para ser ungido por seu pai Salomão e aprender a sua sabedoria. Depois de alguns anos voltou para o seu reino , e instituiu a judaísmo como a religião de sua nação.
E hoje toda uma nação colhe os frutos daquela rainha tão sedenta de sabedoria. Que há 3 mil anos atrás saiu do seu luar de acomodação para conhecer o Senhor, colhe seus frutos. Atualmente, 57% da população da Etiópia (lugar de origem da Rainha de Sabá) é cristã.

Sabe, quanto mais nos aprofundamos na palavra do Senhor, mais seremos indesculpáveis. Quantas vezes temos vergonha de falarmos do Senhor para nossos companheiros no dia-a-dia ... quantas vezes somos indesculpáveis por tratarmos nosso cônjuge , filhos e empregados sem o amor de Cristo... quantas vezes somos indesculpáveis por não amarmos o Senhor!

Que mulher Sábia em buscar o conhecimento nos lugare mais distantes... e hoje não precisamos andar muito para encontrarmos alguém mais sublime, apenas alguns passos, na estante, e lá está a palavra de Deus onde nos ensina quem é Jesus....


Essa visita marcou tanto a história, que ela foi mencionada no Novo Testamento -

“.... pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Salomão” Mateus 12:42

Aquele que é mais importante, maior que Salomão, está aqui: JESUS!
Related Posts with Thumbnails