segunda-feira, 19 de abril de 2010

HERODES ALEGRE!!!



Esse período que acabamos de vivenciar, a páscoa, é o momento mais lindo da vida cristã. É o ponto crucial da nossa fé,o nosso alicerce espiritual, pois trata de ressurreição de Jesus. Foi a ressurreição de Jesus que testificou que Ele era o filho de Deus, o Salvador, o Messias. Caso Ele não tivesse ressuscitado ele seria um grande profeta como Moisés, Elias, João Batista, mas és que ele é o EU SOU!

Durante esse resgate cristão do sacrifício de Jesus e Sua vitória sobre a morte, uma passagem em especial falou ao meu coração, me deixou impactada, o Espírito do Senhor falou claramente ao meu coração e assim desejo compartilhar com todos.

“Herodes, vendo a Jesus, sobremaneira se alegrou, pois havia muito queria vê-lo, por ter ouvido falar a seu respeito; esperava também vê-lo fazer algum sinal.”
(LUCAS 23.8)

“Herodes ... sobremaneira se alegrou”

Fiquei imaginando algumas situações de minha vida que eu sobremaneira me alegrei, o quando entrei na faculdade, meu primeiro emprego, o nascimento dos meus filhos... meu encontro com JESUS. Foram momentos memoráveis, de uma alegria intensa... indescritível!
E foi assim que pude comparar as minhas experiências com a experiência de Herodes ao encontrar-se com Jesus. Se analisarmos a primeira frase do texto é de uma beleza singular, única : “Herodes, vendo a Jesus, sobremaneira se alegrou, pois havia muito queria vê-lo,” é quase uma declaração de fé ao senhorio de Jesus.
Contudo, quando fazemos uma análise apurada dos fatos a emoção da lugar a dor,e ao desespero, a frustração.

Basta analisarmos quem era Herodes Antípas o porquê de tanta alegria ao ver Jesus.
Herodes Antípas era filho de Herodes, o Grande que assassinou as crianças de Belém, numa tentativa de encontrar e matar o menino Jesus (Mateus 2:1-16).

Foi educado em Roma, porém como estratégia política cultivava a tradição religiosa judaica, deslocando-se, anualmente, para Jerusalém, onde participava das festividades da Páscoa
Apesar da Galiléia ser tida como uma região habitada por judeus turbulentos, Flávio Josefo afirma que, no governo de Herodes Antipas, não se registraram revoltas ou outras ocorrências similares.

A exceção ficou por conta da prisão de João Batista, cuja pregação messiânica encontrava crescente acolhida entre o povo simples, sobretudo os camponeses, e por isso foi considerada uma ameaça em potencial e por critica-lo abertamente por tomar a mulher de seu irmão.
Homem devasso que vivia sua perveção sexual e política.

Mas como ele havia ouvido falar de Jesus?

Herodes como já foi mencionado era Rei da Galiléia um estado de Israel. Onde Jesus fez vários milagres, vejamos alguns milagres realizados por Jesus na Galiléia:

O primeiro e o segundo milagre de Jesus foram feitos na região da Galiléia
• 1° Transformou água em vinho Mt. 2.7-9
• 2° A cura do filho de um oficial do rei Jo. 4.46-54
• A cura de um criado de um centurião Mt. 8.5-13
• Entre as seguidoras de Jesus estava mulher de Cuza, procurador de Herodes Lc. 8.3
• A cura de um leproso , endemoniados, cegos;
• ressuscita a filha de Jairo Lc. 8.49-56

Diante dessas manifestações de poder e fé, Herodes toma conhecimento sobre a pessoa de Jesus. E eis o que nos relata a Bíblia em Lc 9.7-8

”E o tetrarca Herodes ouviu todas as coisas que por ele foram feitas, e estava em dúvida, porque diziam alguns que João ressuscitara dentre os mortos; e outros que Elias tinha aparecido”

E esta dúvida sobre Jesus lhe trouxe medo , insegurança, pois ele temia que Jesus causasse uma grande revolução entre o povo judeu, que vivia sob as ordens de Roma, e que fosse João Batista, pois Herodes o temia. E por isso mesmo escutando falar de tão grandes feitos a palavra nos retrata que Herodes desejava matar Jesus:
Lc. 13.31
“Naquele mesmo dia chegaram uns fariseus, dizendo-lhe: Sai, e retira-te daqui, porque Herodes quer matar-te.”

Herodes conhecia Jesus por seus feitos, de ouvir falar, a ponto de se alegrar sobremaneira de poder tê-lo na sua presença.


A princípio, Herodes mostrou a alegria que sentia de, por fim, se encontrar com esse homem de quem tanto havia ouvido falar. Aliás, ele estava querendo ver Jesus há muito tempo e esperava testemunhar pessoalmente um milagre. Tinha muitas perguntas para Jesus, mas o Mestre não dava nenhuma resposta nenhum "divertimento" para esse adúltero e assassino. Pois, Herodes já havia calado a voz de Deus para sua vida quando matou João Batista.
E, assim, enquanto os judeus ouviam e continuavam o bombardeio de acusação infundadas, Herodes e seus soldados caçoavam de Jesus. Começaram a humilhá-lo, vestindo-o e enviando-o de volta a Pilatos.

Ele maltratou e humilhou alguém que era, segundo suas próprias palavras, inocente tudo evidentemente numa tentativa de preservar uma boa posição política junto aos judeus. Certamente Jesus estava certo quando o chamou de "raposa".

Herodes queria encontrar-se com Jesus. Ele tinha ouvido sobre as obras poderosas de Jesus e até esperava testemunhar um milagre. Mas, ao fim, considerava Jesus apenas uma curiosidade um ninguém descartável para as ambições políticas dele. Desde então, quantos não se aproximaram do Senhor por curiosidade, para depois rejeitá-lo como Salvador em benefício de desejos próprios?

Ele se encantou com os milagres , entretanto o maior milagre que Jesus pode fazer não é restaurar a vista ou a audição, porque se vemos e ouvimos ódio, maldade e pecado, então não queremos ver, nem queremos ouvir. O maior milagre que Jesus quer fazer é mudar nossas vidas.


Ele quer tirar ódio e colocar paz e amor. Ele quer tirar raiva e egoísmo e colocar bondade e amor pelo outro. Os maiores milagres de Jesus acontecem quando Ele muda quem nós somos… porque se é somente o mau que iremos ver, não precisamos ver; nem precisamos ouvir se só vamos ouvir ódio, raiva e fofoca. O maior presente e o maior milagre de Jesus é que Ele quer nos salvar para ser como Ele é.

Como está escrito em Tito 2.11-14
11 Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
12 Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
13 Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;
14 O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.

Tito3.3-7
3 Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.
4 Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens,
5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
6 Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;
7 Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.


Com certeza Herodes não havia escutado milagres como o de Zaqueu
Lucas 19:8
"E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado."


Como o de Maria Madalena que já tinha conhecido a desgraça de ser possuída por sete demônios, mas, depois que Jesus os expulsou, Maria era uma nova mulher. O amor dele a havia resgatado, e o amor constante dela por ele Jesus jamais se esvaneceu. Mesmo na cruz, quando as pessoas diziam que Ele tinha fracassado e era um blasfemador, ela continuou a amá-Lo, segundo mostra o seu retorno ao túmulo no dia em que Jesus ressuscitou dos mortos. Não é maravilhoso que a primeira a ver o Cristo ressuscitado tenha sido essa discípula dedicada? Da mesma forma, se permanecermos fiéis ao Senhor, o veremos em toda a sua glória (2 Tessalonicenses 1:10).

“E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem”

Muitas das coisas que Deus nos diz nas escrituras apontam vez após vez para o maravilhoso milagre de vidas mudadas. Mas você provavelmente nota quando se vê no espelho, ou quando você realmente fica conhecendo outras pessoas que seguem Jesus, que este maior milagre de todos, de vidas mudadas, leva algum tempo e trabalho árduo. Se você olhar para si mesmo no espelho, provavelmente verá muitas coisas que ainda não são como Jesus é.

Quantos de nós estamos como Herodes nos alegramos por ver Jesus, nos alegramos por sua presença, mas só queremos ver o sobrenatural, o seu agir... milagres, profecias e prosperidade. E quando não presenciamos esse comércio “místico” dentro de nossas igrejas nos escandalizamos e zombamos do Senhor. Fazemos como Herodes tratamos Jesus com desprezo, e escarnecemos dele,e fazêmo-Lo vestir um manto aparatoso, e o devolvemos a Pilatos, para ser crucificado!
Que eu não seja aquele a pregar os pregos em Cristo, mas a anunciar as boas novas da ressurreição!

sábado, 17 de abril de 2010

INVEJA NO CORPO DE CRISTO


SALMO 73.
Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração.
Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.
Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força.
Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens.
Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno.
Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar.
São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente.
Põem as suas bocas contra os céus, e as suas línguas andam pela terra.
Por isso o povo dele volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem.
E eles dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo?
Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas.
Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência.
Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã.
¶ Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos.
Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso;
Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.
Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição.
Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores.
Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles.
¶ Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins.
Assim me embruteci, e nada sabia; fiquei como um animal perante ti.
Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita.
Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória.
Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti.
A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.
Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti.
Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras.

No texto apresentado percebemos que o Salmista, Asafe, passa por um momento angustiante de sua vida. Ele reflete sobre a sua vida e ver que tem sido em vão.
Para entendermos melhor o texto vamos conhecer Asafe.
Asafe foi nomeado, por Davi, chefe dos levitas em meio a 38 mil levitas, a maior responsabilidade, ministrar adoração diante da arca do Senhor. Porém, não só Deus e Davi o escolheu para uma função de alta responsabilidade, também seus colegas levitas o escolheu. Ele não podia está em pecado, não podia adorar de qualquer maneira, tinha que seguir as ordenanças se não morria.

Mas de repente, és que Asafe se encontra com dúvidas , quase desmoronando na fé.
No (v.2) Ele fala “pouco faltou para que se desviassem os meus passos”.
(V.14) “ pois de contínuo sou afligido a cada manhã, castigado”.
(v.16) "em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim"
E é assim, que muitos se sentem desmoronando, e pensam em desistir da família, filhos, amigos, igreja... e até da própria vida.

E O MOTIVO DE TANTA ANGÚSTIA, ELE PARA PRA OLHAR COMO A VIDA SORRIR PARA OS ÍMPIOS E MUITAS VEZES É AMARGA COM OS SERVOS DO SENHOR.

O que ele viu nos seus dias é a mesma coisa que você vê ao reparar no estilo de vida dos descrentes de hoje. Os descrentes viviam sem preocupações com doenças, "(V. 4)o seu corpo é sadio e nédio"
Além disso, (V.5)"não são afligidos"
A conseqüência dessa vida despreocupada é (v.6). "a soberba que os cinge como um colar, e a violência que os envolve como manto"
Chegam a blasfemar, (v.9). "contra os céus desandam a boca, e a sua língua percorre a terra"

Asafe também notou que os descrentes geralmente são pessoas populares, irreverentes, alegres. Que conseguem cativar e muito mais serem imitadas por todos que lhes conhecem . Quanto mais ímpios forem, mais (v.10). "o seu povo se volta para eles e os tem por fonte de que bebe a largos sorvos"
Ao invés de serem castigados, os descrentes, estão(v.12) “sempre tranqüilos, aumentam suas riquezas".

Asafe não conseguia compreender como as pessoas descrentes viviam melhores que os crentes Isso deixava Asafe amargurado e com o coração endurecido, sua alma esta ferida.
(v. 21 e 22) Quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram, eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua presença.


E quando analisamos esse panorama constatamos que Asafe não foi o único que observou a prosperidade dos ímpios, Jó, Davi,Isaías, Jeremias, Habacuque, Paulo e muitos outros também constataram esta verdade.
Enquanto que os crentes eram, nas palavras de Paulo, a "escória do mundo". Cada uma dessas pessoas reagiram a seu modo diante disso. A reação de Asafe quase o levou para longe da fé. E a sua? Qual a sua reação diante da prosperidade dos descrentes e do seu sofrimento?

Mas por que tantos crentes observam esse sucesso dos ímpios sem entrarem em choque com sua fé?

Na Biblia não a contradição, o motivo de tanto desespero e angústia no coração de Asafe se dá porque ele se permitiu ter uma raiz de amargura, um fruto da carne. O próprio Asafe confessa:
(v) 3 “pois eu invejava os arrogantes ao ver a prosperidade dos perversos”.

Toda essa dor essa angústia é causada por um sentimento, uma atitude digna dos mais fracos a INVEJA.
E é sobre esse tema que gostaria de refletir.


INVEJA NO CORPO DE CRISTO

O que é inveja?

Inveja significa ódio pela prosperidade ou alegria de outra pessoa, além de também ser definida como o desejo de possuir alguma coisa que o outro tem.

Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. É um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes". inveja seria, popularmente falando, a arma dos "incompetentes".



A inveja esta alicerçada por outros três sentimentos:

* O CIÚME: é querer manter o que se tem
* A COBIÇA: ansiedade de possuir, é querer o que não se tem
* A IRA: indignação; raiva; desejo de vingança


Alguns estudiosos apontam para três tipos de inveja:

• A destrutiva- que é capaz de cabar com a unidade toda uma família...
• A patológica- a qual queremos destruir aquilo que invejamos
• A criativa- a que você usa para conquistar o seu desejo.

Contudo, nós que somos cristãos deveremos aboliar a idéia de uma “inveja positiva” , pois a bíblia nos alerta em Gálata 5. 21
“ invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam”

O sentimento que o cristão deve ter é de admiração e nunca de inveja.


O que a Bíblia nos ensina?
A inveja é a força motriz de todo pecado, por ter sido a causadora da queda de Satanás”. ISAÍAS 14.12-14

“Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva!... Tu dizias no teu coração: eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono... subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo”

Esta passagem se refere a Lúcifer, querubim que se rebelou por inveja. E, contaminado por este sentimento, teria convencido outros anjos a se posicionarem

A verdadeira origem da inveja é o inferno, já que a primeira rebelião partiu de Lúcifer. A inveja é um dos frutos da carne e faz parte da natureza pecaminosa com a qual todo ser humano nasce”. Ou seja, existe uma herança diabólica e também carnal no ser humano

A inveja gera:
* morte espiritual- Satanás
*morte física- Jesus (MT. 27.17)
*separação de Deus - Caim
* traição – José e seus irmãs


Inveja na igreja

Com o exemplo de Asafe vimos que a inveja existe dentro da igreja!
O erro de Asafe foi deixar de olhar para o Senhor para analisar o que acontecia com as pessoas à sua volta. Ao fixar os olhos na experiência dos homens, tirou conclusões que o levaram para muito perto da apostasia.

Se analisarmos mais apuradamente a vida de Asafe ele seria hoje um super-crente. Ele era um exemplo o chefe dos levitas, ministrava em lugar só onde os sumos sacerdotes entravam, ministrava diante da presença do Senhor, e a escolha que teve foi a maior responsabilidade que Ele não podia está em pecado se não morria, não podia adorar de qualquer maneira, tinha que seguir as ordenanças se não morria.

Ele era um homem invejado!

E afirmo esse pensamento ao observar como dentro de nossas igrejas existe pessoas que são invejadas e também pessoas invejosas. O cristão sempre será vitima da inveja, pois ele possui determinadas características, é padrão.

Primeiramente tenho que esclarecer que só as pessoas que são destaque em alguma área será vítimas de pessoas invejosas. Por exemplo: ninguém vai sentir inveja de uma pessoa doente, de uma pessoa que rouba, que trai, que mente. Sentimos inveja de pessoas bem sucedidas.

Podemos destacar três pontos onde a inveja dentro da igreja:

1- Os líderes –
“Em Filipenses 1:15, o apóstolo Paulo fala sobre o assunto: “Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia, outros, porém, fazem de boa vontade”.
Vemos a unidade da igreja sendo quebrada muitas vezes porque alguns pastores ou membros da igreja se sentem ofuscados, então rompem com a liderança da igreja e abrem suas próprias igrejas. Não percebem que satanás tem suas estratégias para seduzir o líder ao orgulho e a inveja. Mas é preciso entender que toda manifestação no ministério vem do poder de Deus.

2- O louvor – talvez, seja a área mais afetada pela inveja dentro da igreja. Já que abrange pessoas em evidências, vozes fenomenais, grandes talentos. E muitos acreditam por terem um determinado talento se acham no direito de estarem conduzindo a adoração na igreja. Esquecem na maioria das vezes que para conduzir o louvor a pessoa tem que ter uma vida de santidade. E esse problema no louvor geralmente é criado por pessoas que não tem visão da unidade do corpo de Cristo, que não conseguem ter uma visão espiritual do louvor. Sua comprenção é que o louvor é um lugar para apresentar seu show seu talento.

As pessoas que procedem com contendas na ministração de cargo dentro da igreja não prevalecerão, ela próprias não suportaram as conseguemcias das atitudes criadas por elas.
Provérbios 19:21
Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do SENHOR permanecerá

3- Ministério jovem (de dança, teatro...)
Amados a igreja não é lugar de show , mas de adoração!

Muitos jovens tem se destacado em vários setores na igreja. Mas o que tem acontecido é : eu não sei cantar, eu não sei pregar o que eu sei é dançar e interpretar. Vai para igreja, que desenvolve um trabalho maravilhoso com os jovens e quer participar de tudo, porém tem uma vida cristã fraca. È o crente camuflado, na igreja o mais santo, no mundo o mais mundano. Quando a igreja rejeita essa postura do cristão ele torna-se a vítima.

E essa é uma das características do invejos, ele sempre consegue manipular as situações para serem as vítimas. Mas a palavra nos ensina como devemos ser padrão;
Tito 2.6-8
“Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos. Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito”.

Se você não aceita as decisões da liderança de sua igreja que é paltada na Bíblia , você está precisando se consagrar mais, se quebrantar mais, mudar de postura. Um dos grandes ensinamentos do senhor Jesus foi servir ao próximo e a igreja tem esquecido um pouco disto
Mateus 23:11
Mas o maior dentre vós será vosso servo
João 12:26
Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará

Está na hora de servirmos ao Senhor da maneira Dele e não da minha.
Paulo inicialmente foi rejeitado pela congregação, e não saiu brigando com a igreja, ao contrarío ele mostro que era digno de está dentro da igreja. Como? Através dos frutos que a sua vida produziu.

Produza frutos e não contendas e Deus te levantará!!!

Tem alguns departamentos da igreja que eu não tenho visto a inveja imperando tais como: líder de evangelismo, ensino infantil, grupos de orações, visita aos irmãos afastados ou necessitados... e estas são as áreas mais necessitada da igreja. Sabe o porquê de não serem alvos de cobiça porque é um trabalho “invísivel” ou realmente trabalhoso e a maioria das pessoas só querem aparecer , só querem ser glorificadas.


E SE EU ESTIVER COM INVEJA DE ALGUÉM O QUE DEVO FAZER?

Devemos ter como exemplo a atitude de Asafe (v 17)
1- Asafe entrou na presença de Deus
“ até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles”
Você deve entrar na casa de Deus, procurá-Lo, consagrar-se e arrepender-se.
Como ministro do louvor, é certo que ele estava sempre no templo. Porém, dessa vez, ele realmente se colocou diante de Deus. Ao invés de ficar olhando para o estilo de vida dos ímpios, olhou para o Senhor. Ao invés de procurar uma explicação racional para seu sofrimento dentro de si, voltou sua atenção para o seu Deus, e então as coisas se desanuviaram. Não é comparando a vida do descrente com a vida do crente que você encontrará as explicações que procura, mas colocando-se aos pés do Senhor, para aprender de Suas palavras.

2- Observou o final dos ímpios
Após entrar no santuário, Asafe disse "atinei com o fim deles" (.v17), referindo-se aos descrentes. Até então, Asafe tinha reparado apenas na situação presente dos ímpios, mas agora o Senhor lhe mostrava o fim deles. Aparentemente seguros, na verdade os ímpios viviam sob um perigo mortal, pois "Tu certamente os pões em lugares escorregadios e os fazes cair na destruição" (v.18). Deus não os deixará impunes em sua iniquidade, mas "ficam de súbito assolados, totalmente aniquilados de terror!" (v.19). Embora a sua prosperidade pareça nunca acabar "como ao sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, ao despertares, desprezarás a imagem deles" (v.20). Deus não esqueceu nem relevou a maldade dos ímpios, mas os está reservando para o dia do juízo, quando então terão a retribuição de sua maldade. Asafe comprendeu então que a longanimidade do Senhor não deve ser confundida com injustiça, pois "os que se afastam de ti, eis que perecem; tu destróis todos os que são infiéis para contigo" (v.27)

3- Asafe mudou de atitude (Descobriu a segurança dos crentes)
Ele lembrou-se de algo que só o crente pode dizer: (v.23,24,25). "todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra" Em meio ao sofrimento, o crente não está sozinho nem desamparado. Na estrada íngrime da fé, só o crente pode dizer Ao pensar nessas verdades, Asafe só podia exclamar " Ah! meu irmão, Deus te basta! O Senhor te é suficiente! Se você tem Deus no céu e se deleita dele na terra, então nem a maior prosperidade dos ímpios nem o maior sofrimento irá te tirar a alegria da salvação! O segredo que Asafe descobriu é que "ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre" (v.26).

O que é melhor, possuir todas as riquezas do mundo ou viver na presença de Deus? Depois de encontrar-se com Deus no santuário, Asafe não teve mais dúvidas: "quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no Senhor Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos" (v.28).

Você trocaria uma vida na presença de Deus e uma eternidade na glória por prosperidade material na terra e uma eternidade no inferno? Tenho certeza que não, logo, não há motivo para você duvidar da bondade de Deus e menos ainda para invejar a sorte dos que seguem a maldade.

“Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. ” (I Timóteo 1:5)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

JESUS PREGOU SOBRE PROSPERIDADE?


Essa pergunta eu fiz em uma comunidade do Orkut "Apologética Cristã Evangélica". A pergunta aparentemente, é bem simples, mas se formos fazer uma pesquisa na Bíblia veremos que as demandas da prosperidade que permeiam a igreja evangélica atualmente tem estado fora do foco de Cristo.
Pois Jesus veio pregar as boas novas da salvação!
Estou aqui aberta a respostas pautadas na Bíblia, nos ensinamentos do Senhor Jesus, no Novo Testamento. Se os irmãos quiserem acrescem respostas as que foram postadas no Orkut abaixo. Vejamos as respostas:



SHARON KELLY
Jesus e a prosperidade
Jesus pregou sobre prosperidade financeira? 15 abr
)



Giovane
Ele pregou sobre vida eterna. 15 abr (1 dia atrás)



Pr. Andre
Sim... Ele disse que não se pode servir a Deus e as riquezas, pois há de se agradar a um e desagradar ao outro, aliás, chamou esse desejo por elas de Mamom, uma divindade demoníaca dos povos vizinhos. 15 abr (1 dia atrás)



Tudo

SHARON KELLY
Jesus não pregou prosperidade financeira. O que Ele dizia era:

31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

32 (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

O principal então não tem nada com coisas materiais. Abraço. 15 abr (1 dia atrás)



+D.j.a.l.m.a+
O Rambo descobriu q não, do jeito mais difícil
http://www.youtube.com/watch?v=ARtsqawbrNU 15 abr (1 dia atrás)



+D.j.a.l.m.a+
1Timóteo 6:3 Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
4 é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, injúrias, suspeitas maliciosas,
7 Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar;
8 tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes.
9 Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição.
10 Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.

Mateus 6:19 Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
20 mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
21 Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
25 Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? 15 abr (1 dia atrás) Giovane
Os Teólogos da prosperidade deveriam ler ITm 6:3-11.

Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,

É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,

Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.

Mas é grande ganho a piedade com contentamento.

Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.
Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.

Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. 15 abr (1 dia atrás) +D.j.a.l.m.a+
eita 15 abr (1 dia atrás)



D.T
Muito bom o tópico.

O que Jesus veio anunciar aqui na terra foi justamente as boas novas da salvação.
E também aos pobres era anunciado o Reino de Deus!

> Mateus 11:5 - Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. 15 abr (1 dia atrás)


D.T
sobre a proeperidade Jesus pregou:

> Mateus 6:19 - Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
> Mateus 6:20 - Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
> Mateus 6:21 - Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.




Meditem, e sejam edificados!

"Quanto a mim, bom é estar junto de Deus; no Senhor Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos" Salmos 73.28

sábado, 10 de abril de 2010

IGREJA CRISTÃ "Espíritos do Além na Igreja"


Resolvi postar este artigo para alertar os cristão dos enganos que tem entrado dentro das nossas igrejas,

Pessoas tem ido a igreja procurar curas, milagres, profecias e tem esquecido que a motivo de servirmos a Cristo é nossa salvação. Sim, é a salvação!

Muitos tem se enganado e desprezado as palavras bíblicas e estão atentos a palavras proféticas de pessoas que tem criado modismos na igreja.

Pra mim basta!

Jesus me basta! Este é meu foco!

E tenho plena convicção que todas as coisas me serão acrescentadas, e Deus tem me acrescentado muito.

Certo dia quando estava dando um estudo sobre práticas de feitiçaria dentro da igreja evangélica, questionei minhas irmãs em cristo o porquê de nunca termos visto uma "Campanha da Bíblia Ungida". Sabe porque amados!? Se uma campanha como essa for feita em determinadas igrejas elas fechariam, pois as pessoas aprenderiam as palavras de vida e deixariam determinadas práticas<>
O artigo abaixo foi retirado do blog http://bereianos.blogspot.com/



Espíritos do Além na Igreja


Não se assuste com o título deste artigo, mas é isto mesmo que quero dizer: Nas duas últimas décadas espíritos demoníacos invadiram a igreja; os “novos” demônios se imiscuíram sutilmente alterando o conteúdo das pregações e dando outra interpretação à mensagem do evangelho. Obviamente que alteraram o estilo de vida dos cristãos, a vida dos pastores, e trouxeram uma nova onda de falsos apóstolos que lideram os chamados “avivamentos” aqui e acolá.

Nunca em toda a história da igreja presenciamos momentos tão turbulentos como nos dias de hoje. A mensagem do evangelho vem sendo sutilmente adulterada, sendo aceita, especialmente pela igreja pentecostal, sem que teólogos e líderes tomem uma posição firme em defesa da fé cristã.

A partir do final do século XX e neste terceiro milênio, tem-se a impressão de que os demônios sofreram uma mutação, porque habilmente conseguem enganar o povo de Deus com manifestações de poder e milagres; alterando a vida de louvor e de adoração da igreja; levando o povo de Deus a práticas esotéricas e os novos cristãos a viverem um evangelho totalmente diferente do que foi pregado por Jesus e seus apóstolos. Esses “novos” demônios usam de uma tática poderosa. Valendo-se da necessidade de espiritualidade e da fome que as pessoas têm de Deus, conseguiram estabelecer na igreja cultos anjos, em que estes são mais invocados que o Nome de Jesus, usurpando o lugar de honra de Jesus Cristo na adoração cristã. A exaltação do Nome de Jesus deu lugar a manifestação de anjos – que em muitos casos não passam de espíritos enganadores.

O recente “avivamento” de Lakeland, na Flórida na figura de seu líder Todd Bentley acendeu a luz amarela no meu espírito. Durante cerca de cem dias multidões acorreram de todas as partes do mundo para participar das reuniões de milagres e de poder, em que anjos eram convocados, e o próprio Bentley declarou várias vezes que conversava com eles, especialmente o anjo feminino Emma e o de nome Ventos de Mudança (veja meus artigos e traduções a respeito no meu site). Líderes dos Estados Unidos como Rick Joyner, Peter Wagner, Bob Jones e outros apoiaram publicamente o “avivamento” – que faço questão de colocar entre “aspas” e consagraram o pregador ao ministério, numa celebração, que mais parecia uma coroação transmitida ao vivo pela televisão de Deus (God TV). Li os artigos de Rick Joyner defendendo o aviamento da Flórida em que o líder americano o elogiava e o apresentava como resposta de Deus a intercessão do povo de Deus (de sua congregação).

Vários profetas, entre eles Andrew Strom se levantaram para alertar a igreja de que se tratavam de manifestações de espíritos enganadores – e foram mal-entendidos. Depois que se ficou sabendo que havia um anjo de nome Emma na base do avivamento e dos profetas de Kansas City foi possível entender por que homens do calibre de Paul Caim – reconhecido profeta cuja história remonta ao tempo de Willian Branham – caíram em pecado e porque avivamentos como os de Toronto e de Pensacola chegaram tão rapidamente ao fim. “Avivamentos” em que anjos estão na base dos acontecimentos tendem a abrir espaço a que espíritos enganadores induzam as pessoas à prostituição espiritual, moral e física. O anjo feminino Emma causou um grande estrago no rebanho americano e quiçá do mundo.

Esses espíritos enganadores levaram o movimento carismático nos Estados Unidos e alguns movimentos apostólicos aqui no Brasil a penderam para o lado da mística excessiva – palavra e mística andam lado a lado – da teologia da prosperidade e desvirtuaram a mensagem do evangelho, pregando outro evangelho que não o de Jesus Cristo, e isto só pode ser fruto de espíritos enganadores.

Meu amigo Jonas Santana escreveu que os apóstolos da prosperidade e da riqueza – comuns hoje no mundo todo - são os descendentes de Judas, que pregam por amor ao dinheiro.

Judas era discípulo de Jesus e fazia parte dos Doze. Era o tesoureiro do ministério de Jesus, contado entre os Doze – comendo, viajando, dormindo e ouvindo as palavras de Jesus. Creio até que chegou a fazer sinais e prodígios ao ser enviado por Jesus. Em todos os aspectos era um discípulo ou apóstolo de Jesus, no entanto, havia em seu coração algo que ele nunca abandonou: o seu amor pelo dinheiro e riquezas. Anos depois Paulo afirmaria que “o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (1 Tm 6.10).

Quando uma mulher derramou ungüento caro sobre os pés de Jesus, Judas manifestou seu desagrado, afirmando que aquele perfume poderia ter sido vendido e o dinheiro dado aos pobres. João fala da intenção de Judas: “Ora, ele disse isso não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão, e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava” (Jo 12.6).

Judas, mesmo vendo e ouvindo tudo o que Jesus fazia e dizia não teve sequer temor, e traiu a Jesus por 30 moedas de prata. Creio que os descendentes de Judas sobrevivem em nossos dias, liderando denominações e fazendo da casa de Deus covil de ladrões, tal qual afirmou Jesus: “A minha casa será chamada casa de oração. Mas vós a tendes convertido em covil de ladrões (Mt 21.13)”.

Nota: O site do Pastor Jonas é: www.levandoapalavra.org

Aqui nas Américas, os chamados apóstolos e mesmo os que não se dizem apóstolos enriqueceram à custa do evangelho, e passaram a pregar uma mensagem sutilmente diferente da verdadeira mensagem de Cristo. Acompanhe-me no raciocínio e tenha a liberdade de discordar. Apenas analise comigo alguns itens que diferenciam os apóstolos de hoje dos apóstolos do Novo Testamento.

1. Um apelo exagerado aos simbolismos judaicos. Os novos apóstolos da prosperidade são muito inteligentes, porque conseguiram ressuscitar o judaísmo para os gentios que Paulo havia deixado para os judeus. A bandeira de Israel – a nação natural que persegue a Cristo – tremula nos púlpitos das igrejas. Uma tendência a desprezar nossos irmãos em Cristo, palestinos que vivem na faixa de Gaza, nos países árabes e em outros países não tão amigos de Israel. O Israel natural vem sendo confundido com o Israel espiritual. Falo sobre isto em meu artigo Análise da Igreja Brasileira e as Perspectivas Futuras.

2. Um apelo exagerado ao dinheiro e às ofertas. Mede-se um homem de Deus pela maneira como trata o dinheiro. Os novos apóstolos da prosperidade aprenderam técnicas de como levantar dinheiro do povo. Dois deles, brasileiros foram parar na cadeia nos Estados Unidos. Mas, muitos mereciam cadeia também. Vivem aqui no Brasil de maneira nababesca e em seus encontros conseguem levantar muito dinheiro para si mesmos. Assisti um deles que veio da América Central que falava da importância da prosperidade, pois todos em sua família tinham carro zero km – dos modernos – e ele presenteara a esposa com um anel cravejado de diamantes, e, naquela noite em que fui ouvi-lo pregar ele falou durante uma hora sobre a importância da semeadura, levantou dinheiro do povo, que foi diretamente para ele. Foi, então que percebi que o deus dele não é o mesmo Deus que eu sirvo, porque, com dificuldades consigo recursos para presentear a esposa com alguma coisa.

Você que é mais velho há de concordar comigo que fomos chamados para o ministério incentivados por pregadores que nos desafiavam a entregar nossa vida totalmente a Jesus! Sem reservas. Quantos de nós largamos tudo – emprego, faculdade – e para nos dedicarmos ao ministério. Passamos fome, frio, dormimos em bancos de igreja, em cima de mesas, comíamos o que os pobres comiam por amor ao evangelho.

Hoje os apóstolos da prosperidade quando falam para os jovens os incentivam a ficarem ricos, a serem homens e mulheres cheios de dinheiro – exatamente isto! Pregam na contramão do ensinamento bíblico do despojamento e da entrega total. Por que querem eles que a nova geração enriqueça? Antes o desafio era para largarmos tudo e irmos para o campo missionário; hoje os apóstolos nos consignam a enriquecer... Eis porque afirmo que um espírito alienígena travestido de santidade e cheio de luz entrou na igreja e alterou a mensagem do evangelho! Antes nos consagrávamos no “altar” em apelos fervorosos, hoje vamos ao “altar” consagrar as “ofertas” em nosso lugar. E alguém fica com tudo.

Antes, os pregadores apelavam para que ofertássemos o melhor, porque tinham um projeto: construção de um espaço maior para as reuniões, e nos contentávamos com lugares simples, asilos, orfanatos, e etc., mas os apóstolos da prosperidade tomam toda oferta e não se sabe o que farão com tanto dinheiro. Quando os ouço pregar sinto no ar o cheiro do espírito enganador, como fumaça de incenso oriental no ambiente da igreja! Um desses apóstolos incentivou os jovens a riqueza e testemunhou que estava residindo numa casa de oito suítes, que tinha uma camioneta Hylux zero km, etc. Eles apelam para o egoísmo, para a riqueza, para a prosperidade individual, enquanto os primeiros apóstolos nos consignavam a dar tudo para que prosseguissem na tarefa de começar novas igrejas em lugares pobres... E lá estão eles de helicóptero, em aviões particular à custa da oferta sacrificial dos irmãos.

Uma coisa é alguém ser rico porque trabalha oito horas por dia, porque tem grandes empresas, outra é ser rico à custa do evangelho e do dinheirinho do peão cortador de cana, do assalariado. Mas, esses tais apóstolos anunciam a “unção” da riqueza em que se recebe a graça e o poder de se tornar um milionário! Quanta diferença da mensagem apostólica de Jesus e de seus discípulos!

Paulo se contentava com pouco, chegando a dizer que tinha o suficiente para viver. Os novos apóstolos querem sempre mais; porque, quanto maior a riqueza, mais necessidade há de recursos para mantê-la.

3. Um apelo exagerado aos métodos e aos simbolismos proféticos. Os antigos pregadores – entre os quais me incluo – apenas orávamos pelos enfermos e impúnhamos as mãos sobre eles na autoridade do nome de Jesus, em obediência a Cristo. Os novos apóstolos usam de simbolismos proféticos. Um deles estava na conferência mergulhando uma espada no óleo e depois num vaso cheio de ouro (na realidade purpurina barata), e depois passava a espada pelo corpo da pessoa que era curada. Os simbolismos da Nova Era fazem parte do arsenal técnico de tais apóstolos. E assim, os novos apóstolos urinam nos cantos da cidade, ungem as ruas, praças e de helicópteros jogam azeite sobre cidades, enterram papéis com promessas bíblicas ao lado das rodovias... Vivem de atos proféticos. Sim! Atos proféticos são bíblicos, podem ser feitos, mas não podem se tornar uma prática comum. O Senhor não nos enviou a fazer atos proféticos, enviou-nos a pregar o evangelho, a curar os enfermos e a expulsar demônios! Os novos apóstolos sabem como impressionar seu auditório.

4. Enriquecimento ilícito. Finalmente, o enriquecimento ilícito. O Ministério Público Federal haverá de se tornar a vara de Deus contra esses que usam da graça divina para auferir lucros; a vara de Deus contra os que enriqueceram ilicitamente e nunca declaram ao Imposto de Renda seu ganho real!

Os novos apóstolos e profetas vêm ao Brasil para angariar dinheiro. Um deles, que foi muito usado por Deus no passado, e de quem já fui intérprete várias vezes vive hoje da glória do seu nome. Chega a gastar uma hora para levantar dinheiro, e deve levar muito dinheiro do Brasil e de outros países com o qual se mantém um ano inteiro! E continua a ser convidado para as grandes conferências pentecostais nesta nação! Outro, brasileiro, mais humilde pede apenas 15 mil reais por noite de pregação! A igreja pentecostal ajudou a criar e a nutrir os novos pregadores e os novos apóstolos. A própria igreja pentecostal pavimentou a estrada por onde andam os tais apóstolos.

Sabem ensinar com perfeição a lei da semeadura, e arrancam toda e qualquer “semente” – dinheiro e bens – que alguém tiver na carteira ou no Banco. Egoístas que são, recebem ofertas dos egoístas – sim, porque os que lhes dão ofertas fazem na esperança de que receberão muito mais, e provam que dão ofertas por egoísmo puro! Um apóstolo que ama o dinheiro consegue acender a paixão pela riqueza em crentes que também amam dinheiro. Uma dupla perfeita de egoístas! O cristão que dá sua substanciosa oferta na esperança de receber muito mais de Deus é tão egoísta quanto esses pregadores.

Assim, vejo os jovens se esforçando para se enriquecerem. No meu tempo nos esforçávamos por ser íntegros e puros e consagrávamos a vida a serviço do rei Jesus. A ganância ensinada pelos espíritos enganadores está formando um novo tipo de igreja, uma geração que vê o ministério como algo lucrativo financeiramente. Prosperidade material é a tônica de hoje. Prosperidade espiritual era a tônica dos dias apostólicos.

Sim, a partir da década de 90 espíritos enganadores entraram na igreja para enganar os escolhidos. Eles realizam curas, manifestam-se através de anjos e pode-se perceber que são enganadores porque deturpam a mensagem do evangelho e dão novo sentido aos ensinamentos dos apóstolos! É uma interpretação sutil das escrituras, de tão sutil que soa verdadeira. O Nome de Jesus já não é mencionado, mas a fé. Curado pela fé, dizem as manchetes; a fé, agora, substitui o Nome de Jesus. Sempre que alguém é curado pela fé, atribui-se a cura à sua fé ou a do pregador, diferentemente quando a ênfase é na autoridade do Nome de Jesus.

Alguns dos novos apóstolos profetizam sonhos como os profetas dos dias de Jeremias. Profetizam que alguém terá um cargo político, será senador, governador, presidente – e neste sentido vão novamente na contramão do evangelho de Jesus que falou que o seu reino não é deste mundo. Esses novos apóstolos e profetas empurram os jovens para o seio de Satanás – sim, porque a política, com raríssimas exceções é sórdida e corrupta, e corrompe o mais fiel cristão. Muitos deles quando estiverem no poder conseguirão sobrevirão abandonando os preceitos bíblicos estudando Maquiavel com profundidade. Seu livro de cabeceira passa a ser O Príncipe, e este livro não pode ficar na mesma cabeceira onde costumeiramente fica o exemplar da Bíblia.

Alguns amigos comentaram comigo que estão a ponto de acreditar que o anticristo virá através da igreja neopentecostal; que os novos crentes correrão atrás de milagres, de experiências, de ensinamentos que lhes dão coceiras nos ouvidos, porque esta é a tônica do anticristo. Ele enganará a muitos com milagres e manifestações de poder – enganando, se possível, os escolhidos. As igrejas neopentecostais estão repletas de pessoas que buscam satisfação pessoal, prosperidade e bênçãos! E o diabo sabe explorar essa ambição dos cristãos. E se utiliza dos apóstolos – sim, falsos apóstolos – que não serviriam pra ser diáconos na igreja primitiva!

E vou mais além. Deus está permitindo que a igreja seja entregue a todo tipo de engano, porque ele precisa aprovar os fiéis e santos. Deixe-me dizer algo mais: Deus está entregando a igreja nas mãos dos exploradores, e dos falsos apóstolos! Como nos dias de Isaías, Deus está desviando o povo dos seus caminhos como forma de castigo! “Ó Senhor, por que nos fazes desviar dos teus caminhos? Por que endureces o nosso coração, para que te não temamos?” (Is 63.17).

Que Deus tenha misericórdia de nós, e que sejamos como a igreja de Éfeso que colocou a prova os novos apóstolos e viu que eram falsos! Temos de colocar à prova “os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são” e descobriremos que são mentirosos (Ap 2.2).


Autor & Fonte: [ Pastor João A. de Souza Filho ]
Via: [ Emeurgência ]
.







quinta-feira, 8 de abril de 2010

O REI TOLO




“Fez Joás o que era reto perante o Senhor todos os dias
em que o sacerdote Joiada o dirigia
(2 Reis 12.2)

Muito tenho aprendido a Servir ao Senhor com o antigo testamento, pois ele é como se fosse um espelho que permite que nos vejamos na vidas de seus personagens. Explica tantas coisas sobre quem é Deus, as maravilhas que tem criado e a salvação que tem providenciado. Revela através de tantas profecias cumpridas por que a Bíblia é um livro tão único entre os outros livros santos – só ela é capaz de demonstrar o que clama ser: a Palavra inspirada de Deus. Revela muita coisa sobre Cristo página após página dos seus manuscritos. Contém tanta sabedoria que vai muito além do que o Novo Testamento cita ou alude.

Meditando , aprendendo com a Palavra estes dias obtive o conhecimento sobre o rei Joás. Que desde a mais tenra idade pode ser considerado um milagre, pois tendo seu pai, Acazias, sido morto. Sua avó Atalia,( filha de Acabe e Jezabel) determinou que todos os descendentes, filhos de Acazias, fossem mortos para que ela se tornasse rainha. Contudo, Jeosabeate, esposa do sacerdote Joiada, meia-irmã de Acazias, furtou seu sobrinho , Joás, e o escondeu durante 6 anos para que não fosse morto por sua avó materna.
Atalia era filha de uma das piores vilãs do antigo testamento a terrível rainha Jezabel manipuladora, inescrupulosa corrupta e até devassa, que fez os habitantes de Israel adorarem deuses pagãos e ainda induziu seu marido Acabe a tomar injustamente as terras de seus súditos.
Tornando-se Atalia rainha , ela restituiu o culto a Baal e roubou todos os tesouras da casa do Senhor para oferecer aos templos de deuses pagãos.
Atalia quase exterminou a descendência de Davi, mas existia uma promessa feita por Deus a Davi, a promessa messiânica que está em 2 Samuel 7.16
“Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre”
Durante um período de 6 anos, Joás foi criado, em segredo, por Joiada como seu filho e este o instruiu nos caminhos do Senhor.
Em quanto o menino crescia, Joaida arquitetou o plano para restaurar o trono ao seu verdadeiro sucessor Joás, e contou com a cooperação dos levitas (2 Cr, 23.2), os capitães da guarda ( v. 4). Introduziram o menino ao templo, e o entronizaram, “ puseram-lhe a coroa, entregaram-lhe o Livro do Testamento, e o constituíram rei”.( 2 Cr, 23.11) E és, que todo o povo gritava: “VIVA O REI “( 2 Cr. 23.11) .O que simbolizou não apenas uma mudança política, mas também uma mudança religiosa.
Vendo Atalia tudo que acontecia, ficou como fora de si, . gritou : Traição, traição; rasgou suas vestes e retiraram-na da casa do Senhor e foi morta.
Com a morte de Atalia, estando garantido o reinado de Joás, este , permitiu que Joiada limpasse a casa e eliminasse os adoradores de Baal.
E ao sete anos de idade Joás foi constituído rei.
Crescendo Joas, sobre a constante influência de Joiada, e vendo a situação do templo ele sentiu-se animada para restaurá-lo. E sobe o cuidado do sacerdote Joiada, o templo foi restaurado.
1 Cr 24.14
Tendo eles acabado a obra, trouxeram ao rei e a Joiada o resto do dinheiro, de que se fizeram utensílios para a Casa do SENHOR, objetos para o ministério e para os holocaustos, taças e outros objetos de ouro e de prata. E continuamente ofereceram holocaustos na Casa do SENHOR, todos os dias de Joiada”.

Observe a influencia que Joiada exercia sobre o governo de Joás, pois trouxeram ao rei e a Joiada . E com 130 anos o sacerdote Joiada morre e é sepultado como um rei ( 2 Cr. 24.15)
Envelheceu Joiada e morreu farto de dias; era da idade de cento e trinta anos quando morreu”
Agora, sem Joaida, Joás poderia mostrar toda sabedoria que aprendeu com o Servo do Senhor E governar a nação de Israel com sabedoria e obediência ao Senhor.
E a primeira atitude tomada por Joás foi fazer alianças, pois nenhum reinado consegue existir sozinho. Então ele resolveu fazer aliança com nações que adoravam outros deuses. Fez aliança com o ímpio e adorou outros deuses.
2 Cr. 24.17 -18
“Depois da morte de Joiada, vieram os príncipes de Judá e se prostraram perante o rei, e o rei os ouviu”
que ele fez Deixaram a Casa do SENHOR, Deus de seus pais, e serviram aos postes-ídolos e aos ídolos; e, por esta sua culpa, veio grande ira sobre Judá e Jerusalém
Joás esqueceu, por que ele sabia, ele tinha conhecimento das escrituras, ele esqueceu o ensino da palavra que encontra-se em Ex. 34.12-14
Abstêm-te de fazer aliança com os moradores da terra para onde vais, para que te não sejam por cilada. Mas derribareis os seus altares, quebrareis as suas colunas e cortareis os seus postes-ídolos porque não adorarás outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; sim, Deus zeloso é ele);”

Ele fez tudo ao contrário, adorou a outros deuses, e aborreceu ao Senhor!
E a palavra sempre nos alerta:

Tiago 4.4-5
“Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele,pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou supondes que em vão afirma a Escritura: è com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós”

Porém, o Senhor amava aquela nação, o Senhor nos ama mesmo quando pecamos, Por isso ELE levanta pessoas para denunciarem nossos pecadas, para nos alertar. E assim ELE fez com Joás 2 Cr. 24. 20
“O Espírito de Deus se apoderou de Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé diante do povo e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR, de modo que não prosperais? Porque deixastes o SENHOR, também ele vos deixará.”

Amados Joás foi implacável com Zacarias, a palavra diz no v, 22 “que Joás não se lembrou da beneficência de que Joiada, pai de Zacarias lhe fizera, porém matou-lhe o filho”.
Quando estamos longe do Senhor nós odiamos as pessoas que vem nos avisar, aliás se tornam abomináveis, chatas, achamos que estas pessoas querem ser as “santinhas” tomando como ponto de partida os nossos erros. E MUITAS VEZES NÓS NÃO ACEITAMOS A REPREENSÃO POR QUE FAZEMOS UMA LISTA DE ESCALA DE PESSOAS QUE TEM OU QUE NÃO TEM ACESSO A DETERMINADAS ÁRES DE MINHA VIDA. Por exemplo pessoas que tem 20, 30, anos de igreja não suportam repreensão de pessoas mais novas na igrejas, pessoas que tem um grau de instrução elevado desprezam a instrução de pessoas que tenham um nível de cultura inferior. E assim vamos banalizando a igreja, pois incorporamos os conceitos do mundo a ela, A igreja, e vamos desprezando o ensino da palavra.
A Bíblia nos diz que devemos ser prudentes como as serpentes e simples como as pombas, devemos está atentos para as pessoas que vem nos alertar,para que não venhamos a pecar. E não estou aqui falando de doutrina de igreja, estou falando de ensino Bíblico

Joás esqueceu que o nosso Deus é Zeloso e não divide sua gloria com ninguém. E quando isso acontece, Deus puni o seu povo. E muitas e muitas vezes Deus levanta ímpios para nos castigar, nos oprimir para que lembremos dos bons tempos na presença do Senhor.
2 Cr, 24.24.
“Ainda que o exército dos siros viera com poucos homens, contudo, o SENHOR lhes permitiu vencer um exército mui numeroso dos judeus, porque estes deixaram o SENHOR, Deus de seus pais. Assim, executaram os siros os juízos de Deus contra Joás

(V.26) “E depois da retirada dos sírios, conspiraram contra Joás seu servos por causa da morte de Zacarias, filho de Joada, e és que Joás não foi sepultado na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis”.


E é como a propria bíblia nos diz “ o salário do pecado é a morte” (Rm. 6.23)
“Fez Joás o que era reto perante o Senhor todos os dias em que o sacerdote Joiada o dirigia”1 Reis 12.2

Em quem você tem alicerçado sua fé, no pastor, no seu marido... em uma amiga...
Alicerça-te na palavra, para que quando essa pessoa se vá você não venha a cair. E para que não fique resmungando como muitos ... há eu não vou mais para igreja por cauda de irmã Mariquinha ela só quer mandar em tudo.... há eu não vou para a igreja por causa dos jovens... eles são muito alegres... há eu não vou para igreja porque tenho que fazer o almoço...
Sabe porque você não vai para a igreja porque você não tem compromisso com Cristo, mas com as pessoas, porque se for necessário você trabalhar ate de madrugada, você trabalhará, mas tem preguiça de vir para uma vigília uma vez por mês na igreja.
O compromisso é feito salvação, individual, tem que ser SEU, e não do outro.
Se você não sabe, eu vou te informar, a igreja está cheia, cheia de pessoas pecadores, porém lavadas e remidas pelo Senhor. Antes de arrumar uma desculpa por causa de irmão batatinha, cuida-te para que você não seja A PEDRA DE TROPESSO, para que muitos não venham a cair por tua causa.
Em quem você está firmado nos irmãos ou na pedra angular que é Cristo Jesus”?
Sabe o que acontece com pessoas que depositam suas fé em outras pessoas ou milagres,ou prosperidade:

1- Se acostumam com o evangélio. Torna-se um clube social de dia domingo.
2- Cansam- pra que eu vou para igreja, vou dormir; pois estou cansado ... não vou assistir a novela e durmo, estou cansado.
3- Pensa que conhece tudo- a já li a Bíblia toda,conheço tudo, tudo que o pastor fala eu já sei...
4- Volta atrás, volta para decadência espiritual, se lambuza no pecado e se torna pior do que era como esta escrito em Mateus 12.43-45
"Quando espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa".

A mesma forma acontece com os indivíduos , como é fácil levar uma vida respeitável sem que Jesus habite no coração.. Essa falsa retidão dura apenas um tempo; depois Satanás toma posse da vida vazia e arruína-a. Religião significa limpar o exterior; Salvação vida nova e santidade. Seu último estado torná-se-a pior que o primeiro como está escrito em 2Pe 2.20-22
“Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal.”

Ou seja, as pessoas tem “ o caminho da justiça” que é o conhecimento intelectual e do modo de vida característico dos cristãos. Porém sua conversão foi ilusória, dependia talvez de um amigo, de um pastor, de uma benção ou cura.
Contudo aqueles que de fatos são regenerados, que tem pessoas como instrumentos da obra de Deus e não como um deus em suas vidas, nunca, renegarão a , pois estão atentos como está escrito em
Hebreus 6.4 "olhando firmimente para o autor e consumador da fé , Jesus...”
“Antes crescei na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo”
2 Pe. 3.18

Não sejas o Joás da tua geração, mas revesti-vos de Cristo, Jesus!

sexta-feira, 2 de abril de 2010


Porfias
Assunto: Porfias

Na aula anterior falamos a respeito das inimizades e citamos que elas geram uma série de hostilidades; hoje estudaremos sobre a porfia.
Cuidado! Não confundir porfia com peleja!
Afinal de contas, o que é porfia?
No texto de Gálatas que nos foi exposto, a palavra usada para porfia é “eris”, que significa ainda desavença, contenda.
A palavra usada para peleja é “eritheiai” que significa discórdia. No grego trata-se de uma das formas pela qual se manifesta o egoísmo.
Resumindo todas estas informações; no texto em pauta, porfia fala da atitude de luta, briga; e peleja da ambição egoísta, cobiça pelo poder, divergência de pensamentos.
Posteriormente estudaremos sobre a peleja, no momento o que interessa ao nosso estudo é a porfia.
Agora que já sabemos definir o que é porfia, passaremos a estudar como elas surgem, suas causas e exemplos
Como surgem as contendas
Afinal, o que é contenda? É uma coisa muito comum na igreja, entre seus membros, que não sabem que é uma obra da carne (ou não dão importância), e que somente ocorre com quem está na carne, e, portanto, fora do domínio do Espirito...
Levados pelo calor das emoções, são capazes de acusar irmãos de estarem sob a ação de demônios, cometendo heresia, de levar qualquer bobagem sem importância ao concilio (presbitério, reunião de obreiros, diretoria, ou coisa semelhante) da igreja, e de exigir a cabeça do ofensor.
Contendas são brigas, desentendimentos, desavenças, discussões. São produtos de almas feridas, espíritos magoados. Gente que por um motivo ou outro, se sente ofendido, humilhado, e passam a dar o troco na mesma moeda, uma retaliação exemplar. Querem vingança, porque não podem deixar o assunto por isso mesmo. Isso são contendas.
No mais das vezes, as contendas causam o ROMPIMENTO DE RELAÇÕES. Os envolvidos não são capazes de PERDOAR a humilhação, a ofensa, o desentendimento, as diferenças de ponto de vista. Esta é a causa da origem de CENTENAS de agremiações religiosas que proliferam a cada dia em todo o mundo.



Gente com uma baixa auto-estima, comcomplexo de inferioridade, que se sente rebaixada, humilhada, ofendida, que NÃO SUPORTA o tratamento (muitas vezes injusto, outras vezes, não) que lhe foi dispensado por um ou por outro irmão ou líder da igreja onde está congregando, e decide sair dessa igreja, e FUNDAR uma outra. Com os mesmos princípios, os mesmos valores, a mesma doutrina... talvez o mesmo estatuto. Só o nome é diferente. E o líder também. O fundador da nova "igrejinha", antes era parte de uma liderança. Agora é O LÍDER, o pastor-presidente, ou cargo que o valha. Enfim, o cara que manda, que assina o cheque; o cara que decide.
Os que se metem em contendas não sendo da liderança da igreja, normalmente se afastam dela. Algumas vezes vão freqüentar outras igrejas. Na maioria das vezes, deixam-na em definitivo. E continuam a ser um problema onde estão.
Os motivos que elegem para a sua atitude são os mais diversos e variados. Mas todos eles passam pelo orgulho, pela soberba, pela arrogância. Pela incapacidade de reconhecer ou aceitar que foi cometido um erro, e, assim, proceder o perdão.
Contendas na Bíblia
Já nos primeiros anos da era cristã, aconteciam desentendimentos e colisões humanas na igreja. Em Atos 15.39 temos o relato de um desacordo entre Paulo e Barnabé.
Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre
Outro exemplo é o que acontecia na igreja de Corinto. Paulo disse que havia entre eles dissensões (I Cor.11.18).
Porque, antes de tudo, estou informado haver divisões entre vós quando vos reunis na igreja; e eu, em parte, o creio
O mesmo apóstolo escreveu aos gálatas comparando-os aos animais, tamanha era a agressividade entre eles (Gálatas 5.15).
Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos.
Mencionamos alguns exemplos que, apesar de terem em comum a questão do conflito, têm diferenças profundas e evidentes que estão relacionadas às origens do problema. Precisamos perguntar: por quê está acontecendo esse conflito? Vamos mencionar aqui quatro tipos de causa: pessoal, doutrinária, carnal e diabólica.


1 - Causa pessoal - Ocorre quando os conflitos se dão por uma questão de gosto, opinião, opção ou estilo individual. Por exemplo, se uma família vai viajar, alguns podem preferir a praia, outros, o campo. Esse tipo de conflito é natural, mas precisa ser bem conduzido e bem resolvido para não gerar problemas maiores. Enquadra-se nesse item o caso de Paulo e Barnabé, cuja questão foi em torno de uma viagem e se deveriam ou não levar consigo o jovem Marcos.
2 - Causa doutrinária - É o caso de haver dentro da igreja um grupo que defende uma interpretação bíblica sobre um assunto e outro grupo que entende diferente. Foi a situação da igreja de Corinto. Esse tipo de desentendimento não pode ser simplesmente desconsiderado nem sumariamente proibido. O próprio Paulo não proibiu nem poderia fazê-lo. Disse até que isso poderia ser necessário.
Certamente, se surge uma heresia na igreja, é bom que surja o conflito para que o mal seja eliminado, esteja ele do lado que estiver. Quando existe um corpo estranho no organismo, como uma farpa de vidro ou um espinho, é natural que haja o inchaço, a dor, e talvez até a febre, como sinais que alertam contra uma anomalia. E assim continua até que o mal seja extirpado. 1 Pedro 4.11
11 Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!

.
3 - Causa carnal - A problema dos gálatas foi a carnalidade, isto é, a condução da vida e do comportamento de acordo com as inclinações da natureza pecaminosa, a qual está diretamente ligada aos desejos físicos e egoístas. Observe que o conflito de causa pessoal ou doutrinária pode ser também carnal, bastando que um dos envolvidos esteja dominado pela carnalidade. A própria heresia, que, a princípio pode surgir de uma simples falta de entendimento bíblico, pode também ser obra da carne, conforme temos estudado.
É o caso de pessoas que "forçam" a interpretação de textos bíblicos para atender aos seus próprios desejos carnais. O conflito carnal entre os gálatas tinha cunho doutrinário mas parecia envolver também a cobiça por posições de destaque ou desejo de reconhecimento (Gálatas 5.26).
26 Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.

Daí surgiam as disputas dentro da igreja. Sobre esse tipo de discórdia, veja também Tiago 4.1-2.
1 ¶ De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?
2 Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis;

4 - Causa diabólica - Muitos conflitos são, certamente, idealizados por Satanás. Ele é o maior semeador de contendas entre os irmãos, mas o que ele faz na maioria das vezes é "aproveitar a nossa lenha para fazer sua fogueira". Então, os conflitos pessoais, que podem ter até uma causa natural, ou os conflitos carnais e doutrinários, podem acabar se tornando instrumento nas mãos do inimigo. O seu maior desejo é ver o povo de Deus lutando consigo mesmo, quando deveríamos, juntos, lutar contra as forças das trevas. Veja que isso foi o que ele fez no céu, até que os anjos, que antes faziam parte do mesmo exército, começaram a lutar entre si, surgindo então o exército demoníaco.
Como foi exposto no início, alguns conflitos podem ter causas naturais e outros podem até ser necessários. Contudo, o perigo sempre existe. O conflito é como o fogo. Muitas vezes utilizamos o fogo em nossas casas. Ele é necessário, útil, embora se trate de uma força destruidora. Se perdermos o controle sobre o fogo que usamos, então tudo pode ser destruído repentinamente.
.
Cada um viajou para um lugar diferente. Entretanto, se o problema é entre marido e mulher, não é bom que cada um saia numa direção, ou, se a questão é doutrinária e existe boa intenção nas pessoas envolvidas, então será útil e necessário que se passe à discussão, a qual não é sinônimo de briga mas de debate, exposição de idéias com o objetivo de se chegar a uma conclusão proveitosa. Discutir a questão é melhor do que o silêncio, o qual pode ocultar o problema e criar inimizades. A contenda acontece quando uma das partes quer impor a sua idéia, ou quando a parte que deveria se submeter se nega a fazê-lo (II Tm.3.8).
E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé;

A bíblia diz que "ao servo do Senhor não convém contender, mas ser manso para com todos." (II Tm.2.24). Chegamos ao nosso limite. Daí em diante, o fogo começa a se alastrar. A divisão já é uma atitude extrema. Em alguns casos ela é correta, em outros não (Salmo 1.5; I João 2.19).
5 Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos

O apóstolo Paulo nos orienta que, algumas vezes, em determinados casos, é melhor o cristão sofrer algum dano do que criar uma disputa (I Cor.6.7)
“ O só existir entre vós contenda já é completa derrota entre vós outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça?
. Afinal, não foi isso que Cristo ensinou, quando falou em "dar a outra face", "entregar a capa" e "caminhar a segunda milha"? Dê a Deus a oportunidade de resolver o problema. Ore ao Senhor antes de agir ou falar. Outro ponto a ser observado: Se você começar a questão, terá condições de levar até às últimas conseqüências, ou sairá envergonhado no meio da briga? (Lc.14.28).
“Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verifica de tem os meios para concluir?
Portanto, muitas vezes, o melhor é não iniciar o conflito
Existe uma tênue linha que separa uma discussão sadia de uma contenda. Precisamos então ter em mente alguns limites que não ultrapassaremos.
Nossas discussões deverão ser pautadas pelo respeito. Não devemos usar palavras torpes ou agressivas, pois estas têm o poder de suscitar a ira (Pv.15.1). Palavras mansas e sadias podem desarmar o ânimo agressivo da outra parte (Tito 2.8). Um conflito mal conduzido resultará em ofensas e deixará marcas. Podemos expor nossas opiniões, por mais divergentes que sejam, sem usar de agressividade. Se vamos discutir sobre alguma coisa, precisamos deixar o orgulho de fora da conversa.
Em algum momento, poderá ser necessário admitir que o outro está certo. E, se não estiver, talvez possamos desistir do conflito a favor da outra parte
Será que as minhas idéias devem prevalecer sempre? A opinião dos outros está sempre errada? Quem pensa ou age desse modo está carente de humildade e tem a grande habilidade de criar confusões por onde anda. Se a discussão parece não produzir acordo, então é bom que a mesma seja interrompida. Se uma das partes é autoridade sobre a outra, então caberá a essa pessoa decidir sobre o assunto, ou voltar à questão em outra ocasião.
Depois da tempestade: O que fazer? Se a contenda aconteceu, será necessário um conserto. É natural que muitos ímpios sejam irreconciliáveis, incapazes de perdoar. Porém, não faz sentido um cristão guardar mágoa contra ninguém e, principalmente, contra outro irmão em Cristo. Não é um procedimento cristão um irmão ficar com raiva do outro, deixar de conversar, ficar "de mal".
O Senhor nos mandou amar os nossos inimigos. Se não começarmos amando os nossos irmãos, como seremos capazes de amar os inimigos? Se você foi ofendido, perdoe. Não espere que o agressor venha pedir perdão. Perdoe. Seja qual for a ofensa. Perdoe. Mais do que isso Jesus sofreu, e mesmo assim perdoou. Se você ofendeu, peça perdão. O perdão é o remédio divino para os conflitos mal conduzidos e mal resolvidos. A falta do perdão torna-se uma chaga na alma. A mágoa guardada causa maior mal a quem a guardou.
A operação do Espírito Santo será o antídoto contra as antipatias gratuitas e desmotivadas, e também o remédio para as mágoas e as inimizades. Esta unção nos torna capazes de renunciar, de negar a nós mesmos, considerando que o nosso irmão é superior (Fp.2.3)
Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a vós mesmos
, é digno de todo o nosso respeito e de todo o nosso apreço. Parece até que estamos falando de uma utopia. Contudo, esse estilo de vida é a proposta de Deus para nós, afim de que não sejamos um reino dividido, mas um corpo que, unido por juntas e medulas possa crescer na presença do Senhor (Ef.4.16).
“de quem todo corpo bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua seu próprio aumento para a edificaçãode si mesmo em amor”

Contudo, mesmo que seja necessária, a divisão não deve ser estimulada por nós, cristãos, já que Deus não nos deu o poder para separar o joio do trigo (Mateus 13.30). O problema se agrava quando, depois da divisão, as partes querem continuar o conflito. Então, está declarada a guerra.


No fundo, as contendas são fruto da falta de amor. Amor por Deus, amor pelas almas, amor pela obra, amor pelos irmãos, que fazem com que não suportem mais presença dos desafetos, não são capazes de perdoar erros e pecados.

Entende por que a Bíblia diz em muitas partes que o amor encobre os pecados (Pv 10:12,
10 O que acena com os olhos traz desgosto, e o insensato de lábios vem a arruinar-se.
I Pe. 4:8)?
8 Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados

Quando somos envolvidos, tomados, agarrados, enchidos e dominados pelo Espirito de Deus, a carne não tem mais poder sobre nós. Quando os esvaziamos do Poder, da Graça e da comunhão com Espírito de Deus, então a carne opera, e frutifica em nossos corações, em nossa vida, as obras da carne, objeto desta série.

Não permita que as obras da carne tomem conta de ti. Viva em espírito.


Colossenses 3:15
Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos

CIÚME
0 assunto que estaremos abordando em nosso ESTUDO BÍBLICO é extremamente sério e complexo, pois envolve o psique humano onde ficam as nossas emoções que comandam nossa vida afetiva, o ciúmes é um desses sentimentos que vivenciamos em nossas relações afetivas que desenvolvemos ao longo da nossa vida, portanto precisamos conhecer esse sentimento que todos nós temos e sabermos ele passa a ser prejudicial a nós e ao nosso relacionamento com o outro.

CIÚME é:
• sentimento doloroso que nasce do desejo de posse da pessoa amada, da suspeita ou certeza da infidelidade ou da exigência de um amor inquieto... Na raiz da palavra, implica vício, dependência, impossibilidade de parar que traz em si uma soma de outros sentimentos negativos como o medo de perder, a inveja, a desconfiança e o ressentimento. Em alemão, ciúme está relacionado fogo, com o queimar e com doença. Portanto, em sentido literal ciúme significa: doença que arde.
• Sócrates o definiu como "a dor da alma".
• o ciumento aspira a uma fusão total. Exige que o outro se comprometa cada vez mais e nunca está satisfeito com o que recebe.
Podemos sintetizar o ciúme como um sentimento de perda e posse, são sentimentos que arde e devora a pessoa interiormente quando ela não consegue atingir seu alvo que é ter posse da pessoa amada e aplacar o sentimento de perda que sofre.
Os ciumentos sempre olham para tudo com óculos de aumento, os quais engrandecem as coisas pequenas, agigantam os anões e fazem com que as suspeitas pareçam verdades." (Cervantes)
Uma das características do ciumento é a sua capacidade de criar situações fora da realidade, ou seja, criar motivos inexistentes para fundamentar seus ciúmes, vê coisa a onde não existe, e quando voltam-se para a realidade enxergam as coisas com desconfianças e suspeitas, incredulidade, dúvidas profundas em relação a si mesma, acusações, chantagens emocionais, sintomas de doenças físicas, fantasias de vingança
*O ciúmes nos homens esta relacionado mais ao aspecto físico a posse sobre a outra pessoa, pois esse se sente dono da sua parceira tendo em mente a posse da sua sexualidade.
• Ao passo que as mulheres são levadas a experimentar este sentimento por insegurança, quando criam um relacionamento afetivo de seu parceiro com outra mulher.

Em ambos os casos esta em jogo o sentimento de posse que criamos em relação ao outro, se ele (a) me pertence então será meu ou minha para resto da vida, quando isso não é alcançado então o ciumento tende a ter comportamento agressivo colocando a vida do parceiro em risco e até matando o seu parceiro para que ninguém venha possui lo.
O ciúme provoca um mal estar físico , mental e social nas pessoas que sofrem com este sentimento:
• stress emocional
• stress físico
• tensão no relacionamento
• emoções descontroladas
• constrangimento público
• violência física
• perda do parceiro
• sentimento de culpa

Ate aqui, abordamos o assunto levando em consideração o aspecto patológico desse sentimento, que leva as pessoas a praticarem coisas terríveis para assegurar a posse do seu parceiro
O que nos ensina a Bíblia sobre o ciúme?
O CIÚME- É uma obra da carne!
1 Coríntios 3:3
Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?

O ciúme causa muitos problemas, a saber: Opressão, aniquilamento do próximo, desconfiança, dependência, doenças, brigas e até destruição.

Muitos acham que o fato de terem ciúmes de alguém significa que amam este alguém; Vejamos algumas passagens bíblicas que retratam o ciúme:


*Traição, morte
Gênesis 37:11
Seus irmãos lhe tinham ciúmes; o pai, no entanto, considerava o caso consigo mesmo.

*Dor , sofrimento angústia, depressão
Gênesis 30:1
Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve ciúmes de sua irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morrerei

* Contendas
Números 11:29
Porém Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Tomara todo o povo do SENHOR fosse profeta, que o SENHOR lhes desse o seu Espírito!

*A mão de Deus pesa sobre nós
Ezequiel 16:38
Julgar-te-ei como são julgadas as adúlteras e as sanguinárias; e te farei vítima de furor e de ciúme.



O ZELO DO SENHOR
Não devemos confundir ciúme com zelo , existe uma grande diferença entre eles

O termo “zelo” é usado na Bíblia por várias vezes ligado ao sentimento que Deus tem por nós e facilmente podemos perceber que vem do amor do Senhor pela nossa vida.
Vejamos por exemplo os textos de:
Sl 69.9; Pois o zelo da tua casa me consumiu, e as injúrias dos que te ultrajam caem sobre mim.
Is 9.7; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto
Jo 2.17 - Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá
Tg 4.5. Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?

Todas estas passagens mostram respectivamente que o zelo do Senhor é o seu cuidado extremo pelo templo, por Israel e pela nossa vida. O zelo de Deus, portanto, é o seu cuidado!

O zelo de Deus nos protege e nos conserva em seus caminhos; aleluia!
Como criaturas transformadas por Deus devemos andar neste mesmo zelo.


*Zelo na vigilância Ap 3.19 Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.

*Zelo nas obras Tt 2.14- o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.

*Zelo pelo líder II Co 7.7- e não somente com a sua chegada, mas também pelo conforto que recebeu de vós, referindo-nos a vossa saudade, o vosso pranto, o vosso zelo por mim, aumentando, assim, meu regozijo.

*Zelo na contribuição II Co 9.2 porque bem reconheço a vossa presteza, da qual me glorio junto aos macedônios, dizendo que a Acaia está preparada desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado a muitíssimos

*Zelo pelo rebanho II Co 11.2 etc... Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo.



E no casamento?

No casamento, por exemplo, devemos ter zelo pelo cônjuge; este zelo deseja sempre o melhor para o próximo. É bom ter zelo, mais com entendimento
(Rm 10.2).“Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento.”
Provérbios 6:34
Porque o ciúme excita o furor do marido, e não terá compaixão nenhum dia da vingança

1 Coríntios 13:4
O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece
O ciúme destrói, aniquila, vem da carne ;
O zelo protege,busca amdurecimento, é provenientemente de Deus
III- COMO IDENTIFICAR ESSE SENTIMENTO
• Começa a estruturar a vida em função do ciúme.
• Se sente angustiada, inquieta, ansiosa por não conseguir controlar o outro.
• Não aceita que o seu parceiro (ou parceira) saia (e se divirta) sem a sua companhia, mesmo que seja para uma atividade que você odeie.
• Sente a necessidade de saber com frequência o outro está.
• Não respeita a intimidade do seu parceiro (ou parceira) revistando as suas coisas íntimas: gavetas, carteiras, roupas, telemóveis, entre outros.
• Cria situações para o apanhar em flagrante.
• Não confia em nada que o seu parceiro diz, nem nas outras pessoas que testemunham em seu favor.
• Dá por si a armar uma cena e ciúmes sem motivos.

Se você realmente ama a alguém, fuja deste tipo de sentimento e busque o verdadeiro amor que somente o Senhor pode dar.
Related Posts with Thumbnails