segunda-feira, 6 de julho de 2009

A MISERICORDIA DO SENHOR

II SAMUEL 24.1-4; 10-17

Ao olharmos o contexto histórico do povo de Israel,em II Samuel 21.1, vemos que o povo de Israel eu passava ou tinha passado por um período de fome que durou 3 anos.
Vendo Davi, que seu povo estava fragilizado pela fome, seria alvo fácil para serem vencidos por povos inimigos.
Então, nos diz a palavra em I crônicas 21-1,
“...que Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel”.
* A falta de confiança em Deus
Por tanto Davi cometeu um grande erro quando resolveu fazer o censo, . O censo só iria prejudicar o relacionamento de Deus com a nação, pois a intenção destes censos são sempre para saber quantos pessoas podem lutar em uma guerra o que poderia acarretar em Davi ver o poder bélico da nação e se esquecer do Senhor já que a nação de Israel deveria em qualquer circunstancia depender unicamente do Senhor e não de sua própria força.
Davi havia se esquecido que tudo que ele era e havia conquistado não eram mérito dele , mas do Senhor, assim como, está escrito em I Crônica 17 .7-9
Tomei-te da malhada e detrás das ovelhas, para que fosses príncipes sobre o meu povo Israel.
E fui contigo, por onde quer que andaste, eliminei os teus inimigos diante de ti e fiz grande o teu
nome, como só os grandes tem na terra. Preparei o teu lugar para o meu povo de Israel e o plantarei
para que habite no seu lugar e não mais seja perturbado; e jamais os filhos da perversidadeo
oprimam, como dantes.

Na verdade, Davi se esqueceu , que tudo que ele possuía vinha do Senhor,. O agênte usado por Deus foi Satanás, mas Davi tinha livre arbítrio para permanecer sobre o direcionamento do Senhor ou andar com suas próprias pernas

E quantas e quantas vezes nos comportamos como Davi, achando que tudo que temos , tudo que possuímos é fruto dos nossos esforços.... LOUCOS... são os que assim procedem, pois a bíblia nos relata no livro de Eclesiastes 3.13
“E também é dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu”.
trabalho”

Davi não podia tentar se desculpar com Deus alegando que foi uma atitude ingênua, que se tivesse sido orientado não teria pecado. Definitivamente esse argumento não funcionária, pois seu amigo Joabe tentou persuadi-lo a não fazer o Censo

I Samuel 24-3
“ Ora, multiplique o Senhor, teu Deus, a este povo cem vezes mais.”
Mas Davi não o escutou
( me lembra Elias, que muito foi usado por Deus para destruí;’ao dos profetas de Baal, e , em seguida fugiu com medo da rainha que queria mata-lo)
* O castigo

Depois de haver recenseado o povo “ sentiu Davi bater-lhe o coração” E vendo seu erro pediu perdão a Deus.
E creio eu, que Deus o perdoou, mas não o isentou das conseqüências dos nossos pecados.
Muitas vezes caímos no erro de pensarmos que pedindo perdão e sendo perdoados por Deus, não levaremos sobre os ombros as conseqüências do pecado.
Nós sabemos que Deus só disciplina, castiga a quem ele ama.

E Deus lhe deu 3 alternativas:
1- sete anos de fome
2- Se perseguido durante 3 meses pelos seus inimigos
3- ou que 3 dias haja a peste.


Ele preferio cair nas mãos do senhor, ou 7 anos de fome ou 3 dias de peste.
3- A misericórdia do Senhor

Muitos podem dizer que a escolha de Davi seria egoísta, porém Davi já havia aprendido que as misericórdias do Senhor são grandiosas.
Então enviou Deus a peste a Israel e morreram 70 mil homens.
E enviou Deus um anjo destruidor a Jerusalém, viu Davi o anjo do Senhor que estava entre o céu e a terra
com espada desembainhada contra Jerusalém


Davi e os anciãos vestidos com pano de saco prostaram o rosto em chão
Porém , como relatado em I crônicas 21.15
O senhor já havia se arrependeu do mal, e mandou que o anjo fosse embora.

A misericórdia do senhor sempre será fortalecida por um coração quebrantado, que não busca seus próprios interesses.

Como está escrito em
* Isaias 59-1 “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar : nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir
* Salmo 103.8-10 “ O Senhor é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno. Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. Não nos trata segundo os seus pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniguidades.


Podemos ver claramente dois fortes soldados trabalhando juntos: a fé e o arrependimento, que são frutos da regeneração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails