segunda-feira, 6 de julho de 2009

O agir de Deus

Texto base
1 - 1 Samuel 9.2
“ Tinha ele um filho cujo nome era Saul, moço e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro mais belo do que ele; desde os ombros para cima, sobressaía a todo o povo”.

2 – 1 Samuel 16.7-13
“ Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.
Então, chamou Jessé a Abinadabe e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este escolheu o SENHOR.
Então, Jessé fez passar a Samá, porém Samuel disse: Tampouco a este escolheu o SENHOR.
Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não escolheu estes.
Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha.
Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele”


Muitas pessoas ao lerem a Bíblia costumam dizer “ que Deus mudou” na verdade tais palavras caracterizam falta de intimidade com o Senhor. Na verdade Ele é o mesmo de ontem de hoje e de amanhã. Seus feitos são grandiosos, mas sua maneira de agir é única e imprevisível, pois Ele trata com o coração de cada homem de forma diferente. Assim, como um pai trata seus filhos de acordo com a capacidade, intimidade e limitações assim é o nosso Pai que está nos céus..
Ao lermos o livro de I Samuel no capítulo podemos ver claramente que o povo queria um Rei é como se tudo que Deus estava a fazer fosse insuficiente, eles queria um líder um homem ao qual pudessem ver, seguir, é como se Deus você muito subjetivo, muito distante. O povo queria um rei.
Então, Deus decide fazer a vontade de seu povo e escolhe Saul, o homem que iria representar o relacionamento do povo com Deus. E podemos destacar 3 características de Saul

1- “Um homem belo” ( I Samuel 9.2)
Assim como Israel era o povo mais belo entre todas as nações, assim também era Saul “entre os filhos de Israel não havia outro mais belo”. Ele era inconfundível em sua beleza e majestade.

2- O espírito estava com Saul I Samuel 11.6)
Deus estava com Saul assim como estava com o povo de Israel, intruindo-os e capacitando-os

3- Saul era desobediente (I Samuel 15.11)
Saul era o escolhido do povo e caracterizava muito bem o relacionamento de um povo que vivia de aparência e não de obediência que amava mais o sacrificar que o adorar. Assim como está escrito em Isaías 1.11-13:

“ De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? — diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.
Quando vindes para comparecer perante mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios?
Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene.”

E por causa da desobediência (de Saul representante do povo) Deus levanta os que não são, os pequenos para obedecerem o ide do Senhor.
Por causa da sua desebediência Saul foi rejeitado por Deus como nos relata o texto em I Samuel 15.23
“Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”

E todo este panorama nos leva a uma reflexão:
Como tem sido minha vida cristã?
- De aparência ou de obediência?
- De sacrificar ou adorar?
Agora , Deus levantaria um homem segundo o seu coração!


O ungido do Senhor

Observando a falta de intimidade de Saul para consigo, Deus decide levantar um homem que possui características de um povo que lhe agrada ao coração e envia o profeta Samuel para ungi-lo e o porfeta pensando que Deus agiria como agiu com Saul escolhendo o mais belo equivoca-se ao achar que Eliabe seria o escolhido e Deus o direciona como está escrito em I Samuel 16.6-7
“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.”

E o profeta ungi Davi, e a Bíblia nos relata como era o seu agir “se conduzia com prudência” (ISam. 18.5) Sempre esperando em Deus.
Davi muito sofreu , foi perseguido por Saul e teve que se passar ate mesmo por louco porem ’’lograva bom êxito em todos os seus empreendimentos, pois, o Senhor era com ele’’ (1 Sam 18.14)
Davi em nenhum momento teve coragem de tocar na vida de Saul, pois ele sabia que Saul também era escolhido do Senhor.
não e a toa que a Bíblia nos diz que Davi era o homem segundo o coração de Deus, ele sempre esperava em Deus.
Davi poderia nos dizer como esta escrito no livro de 2 Timoteo 4.7
Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.

Hoje, todos somos chamados para servir ao Senhor , fomos ungidos lavados e remidos pelo sangue de Jesus. Devemos obedecer o ide do Senhor em Deuteronômio 13.4 nos ensina como deve ser nosso proceder

Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis;
guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz,
a ele servireis e a ele vos achegareis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails