quinta-feira, 25 de março de 2010

Frutos da carne e frutos do espírito

Gálatas 5.16-21
16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.
17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.
19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,
20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,
21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

Texto muito conhecido no meio cristão e que merece que sempre estejamos vigilantes sobre os seu conhecimentos, pois este denuncia os pecados que muitas vezes cometemos e que não estamos atentos para nos corrigir.


V.1 – “andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne” o apóstolo Paulo nos exorta a andarmos no Espírito e jamais andar na carne, mas o que isso significa?
Na verdade o Espírito e a carne são inimigos naturais,
Andar no Espírito Santo significa ter uma série de qualidades e crenças que tem como principal característica controlar nossa vida diária, ou seja, vivemos sob a orientação da palavra de Deus. Somos libertados de uma vida de escravidão ao legalismo. Só é capaz de andar no espírito aquele indivíduo que faz parte do povo de Deus e é herdeiro das promessas da aliança dadas a Abraão
GL. 3.14 “... PARA QUE A BENÇÃO DE Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido”

E de onde provem este Espírito? A própria palavra nos ensina:
2 Cor. 3.17 “Ora, O Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí a liberdade”

E para que andar em Espírito?
Rm. 8.16 “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”

A carne refere-se a velha natureza que ainda vive no crente. São os nossos desejos mais profundos e escondidos, nossas atitudes mais vergonhosas e abomináveis. Tudo que fazemos, pensamos ou praticamos que fere a santidade do Senhor!
O Apostolo Paulo explica a carne como algo que é típico do homem, que é humano e refere-se a carne em três diferentes sentidos:
1 – ao corpo físico
Efésios 2:11
"Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas,"


2- em oposição ao Espírito
Gálatas 5:17
"Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer"

Mateus 26:41
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca."


3- a natureza pecaminosa que envolve corpo e mente
Filipenses 3:4,7
¶ Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: ... Mas o que para mim era lucro, isto considerei perda por causa de cristo”



V. 17 "Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer" Embora os desejos da carne se oponham ao do Espírito, os desejos dados pelo Espírito Santo livram-nos da carne e da lei. E nós possuímos livre arbítrio para escolhermos o caminho que nos é mais convenientes seja para morte ou seja para a vida.
A PARTIR DO VERSÍCULO 19 TEMOS UMA ENUMERAÇÃO DE ATITUDES QUE SÃO TIDAS COMO ABOMINAÇÕES AOS OLHOS DO Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails