quinta-feira, 8 de abril de 2010

O REI TOLO




“Fez Joás o que era reto perante o Senhor todos os dias
em que o sacerdote Joiada o dirigia
(2 Reis 12.2)

Muito tenho aprendido a Servir ao Senhor com o antigo testamento, pois ele é como se fosse um espelho que permite que nos vejamos na vidas de seus personagens. Explica tantas coisas sobre quem é Deus, as maravilhas que tem criado e a salvação que tem providenciado. Revela através de tantas profecias cumpridas por que a Bíblia é um livro tão único entre os outros livros santos – só ela é capaz de demonstrar o que clama ser: a Palavra inspirada de Deus. Revela muita coisa sobre Cristo página após página dos seus manuscritos. Contém tanta sabedoria que vai muito além do que o Novo Testamento cita ou alude.

Meditando , aprendendo com a Palavra estes dias obtive o conhecimento sobre o rei Joás. Que desde a mais tenra idade pode ser considerado um milagre, pois tendo seu pai, Acazias, sido morto. Sua avó Atalia,( filha de Acabe e Jezabel) determinou que todos os descendentes, filhos de Acazias, fossem mortos para que ela se tornasse rainha. Contudo, Jeosabeate, esposa do sacerdote Joiada, meia-irmã de Acazias, furtou seu sobrinho , Joás, e o escondeu durante 6 anos para que não fosse morto por sua avó materna.
Atalia era filha de uma das piores vilãs do antigo testamento a terrível rainha Jezabel manipuladora, inescrupulosa corrupta e até devassa, que fez os habitantes de Israel adorarem deuses pagãos e ainda induziu seu marido Acabe a tomar injustamente as terras de seus súditos.
Tornando-se Atalia rainha , ela restituiu o culto a Baal e roubou todos os tesouras da casa do Senhor para oferecer aos templos de deuses pagãos.
Atalia quase exterminou a descendência de Davi, mas existia uma promessa feita por Deus a Davi, a promessa messiânica que está em 2 Samuel 7.16
“Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre”
Durante um período de 6 anos, Joás foi criado, em segredo, por Joiada como seu filho e este o instruiu nos caminhos do Senhor.
Em quanto o menino crescia, Joaida arquitetou o plano para restaurar o trono ao seu verdadeiro sucessor Joás, e contou com a cooperação dos levitas (2 Cr, 23.2), os capitães da guarda ( v. 4). Introduziram o menino ao templo, e o entronizaram, “ puseram-lhe a coroa, entregaram-lhe o Livro do Testamento, e o constituíram rei”.( 2 Cr, 23.11) E és, que todo o povo gritava: “VIVA O REI “( 2 Cr. 23.11) .O que simbolizou não apenas uma mudança política, mas também uma mudança religiosa.
Vendo Atalia tudo que acontecia, ficou como fora de si, . gritou : Traição, traição; rasgou suas vestes e retiraram-na da casa do Senhor e foi morta.
Com a morte de Atalia, estando garantido o reinado de Joás, este , permitiu que Joiada limpasse a casa e eliminasse os adoradores de Baal.
E ao sete anos de idade Joás foi constituído rei.
Crescendo Joas, sobre a constante influência de Joiada, e vendo a situação do templo ele sentiu-se animada para restaurá-lo. E sobe o cuidado do sacerdote Joiada, o templo foi restaurado.
1 Cr 24.14
Tendo eles acabado a obra, trouxeram ao rei e a Joiada o resto do dinheiro, de que se fizeram utensílios para a Casa do SENHOR, objetos para o ministério e para os holocaustos, taças e outros objetos de ouro e de prata. E continuamente ofereceram holocaustos na Casa do SENHOR, todos os dias de Joiada”.

Observe a influencia que Joiada exercia sobre o governo de Joás, pois trouxeram ao rei e a Joiada . E com 130 anos o sacerdote Joiada morre e é sepultado como um rei ( 2 Cr. 24.15)
Envelheceu Joiada e morreu farto de dias; era da idade de cento e trinta anos quando morreu”
Agora, sem Joaida, Joás poderia mostrar toda sabedoria que aprendeu com o Servo do Senhor E governar a nação de Israel com sabedoria e obediência ao Senhor.
E a primeira atitude tomada por Joás foi fazer alianças, pois nenhum reinado consegue existir sozinho. Então ele resolveu fazer aliança com nações que adoravam outros deuses. Fez aliança com o ímpio e adorou outros deuses.
2 Cr. 24.17 -18
“Depois da morte de Joiada, vieram os príncipes de Judá e se prostraram perante o rei, e o rei os ouviu”
que ele fez Deixaram a Casa do SENHOR, Deus de seus pais, e serviram aos postes-ídolos e aos ídolos; e, por esta sua culpa, veio grande ira sobre Judá e Jerusalém
Joás esqueceu, por que ele sabia, ele tinha conhecimento das escrituras, ele esqueceu o ensino da palavra que encontra-se em Ex. 34.12-14
Abstêm-te de fazer aliança com os moradores da terra para onde vais, para que te não sejam por cilada. Mas derribareis os seus altares, quebrareis as suas colunas e cortareis os seus postes-ídolos porque não adorarás outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; sim, Deus zeloso é ele);”

Ele fez tudo ao contrário, adorou a outros deuses, e aborreceu ao Senhor!
E a palavra sempre nos alerta:

Tiago 4.4-5
“Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele,pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou supondes que em vão afirma a Escritura: è com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós”

Porém, o Senhor amava aquela nação, o Senhor nos ama mesmo quando pecamos, Por isso ELE levanta pessoas para denunciarem nossos pecadas, para nos alertar. E assim ELE fez com Joás 2 Cr. 24. 20
“O Espírito de Deus se apoderou de Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé diante do povo e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR, de modo que não prosperais? Porque deixastes o SENHOR, também ele vos deixará.”

Amados Joás foi implacável com Zacarias, a palavra diz no v, 22 “que Joás não se lembrou da beneficência de que Joiada, pai de Zacarias lhe fizera, porém matou-lhe o filho”.
Quando estamos longe do Senhor nós odiamos as pessoas que vem nos avisar, aliás se tornam abomináveis, chatas, achamos que estas pessoas querem ser as “santinhas” tomando como ponto de partida os nossos erros. E MUITAS VEZES NÓS NÃO ACEITAMOS A REPREENSÃO POR QUE FAZEMOS UMA LISTA DE ESCALA DE PESSOAS QUE TEM OU QUE NÃO TEM ACESSO A DETERMINADAS ÁRES DE MINHA VIDA. Por exemplo pessoas que tem 20, 30, anos de igreja não suportam repreensão de pessoas mais novas na igrejas, pessoas que tem um grau de instrução elevado desprezam a instrução de pessoas que tenham um nível de cultura inferior. E assim vamos banalizando a igreja, pois incorporamos os conceitos do mundo a ela, A igreja, e vamos desprezando o ensino da palavra.
A Bíblia nos diz que devemos ser prudentes como as serpentes e simples como as pombas, devemos está atentos para as pessoas que vem nos alertar,para que não venhamos a pecar. E não estou aqui falando de doutrina de igreja, estou falando de ensino Bíblico

Joás esqueceu que o nosso Deus é Zeloso e não divide sua gloria com ninguém. E quando isso acontece, Deus puni o seu povo. E muitas e muitas vezes Deus levanta ímpios para nos castigar, nos oprimir para que lembremos dos bons tempos na presença do Senhor.
2 Cr, 24.24.
“Ainda que o exército dos siros viera com poucos homens, contudo, o SENHOR lhes permitiu vencer um exército mui numeroso dos judeus, porque estes deixaram o SENHOR, Deus de seus pais. Assim, executaram os siros os juízos de Deus contra Joás

(V.26) “E depois da retirada dos sírios, conspiraram contra Joás seu servos por causa da morte de Zacarias, filho de Joada, e és que Joás não foi sepultado na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis”.


E é como a propria bíblia nos diz “ o salário do pecado é a morte” (Rm. 6.23)
“Fez Joás o que era reto perante o Senhor todos os dias em que o sacerdote Joiada o dirigia”1 Reis 12.2

Em quem você tem alicerçado sua fé, no pastor, no seu marido... em uma amiga...
Alicerça-te na palavra, para que quando essa pessoa se vá você não venha a cair. E para que não fique resmungando como muitos ... há eu não vou mais para igreja por cauda de irmã Mariquinha ela só quer mandar em tudo.... há eu não vou para a igreja por causa dos jovens... eles são muito alegres... há eu não vou para igreja porque tenho que fazer o almoço...
Sabe porque você não vai para a igreja porque você não tem compromisso com Cristo, mas com as pessoas, porque se for necessário você trabalhar ate de madrugada, você trabalhará, mas tem preguiça de vir para uma vigília uma vez por mês na igreja.
O compromisso é feito salvação, individual, tem que ser SEU, e não do outro.
Se você não sabe, eu vou te informar, a igreja está cheia, cheia de pessoas pecadores, porém lavadas e remidas pelo Senhor. Antes de arrumar uma desculpa por causa de irmão batatinha, cuida-te para que você não seja A PEDRA DE TROPESSO, para que muitos não venham a cair por tua causa.
Em quem você está firmado nos irmãos ou na pedra angular que é Cristo Jesus”?
Sabe o que acontece com pessoas que depositam suas fé em outras pessoas ou milagres,ou prosperidade:

1- Se acostumam com o evangélio. Torna-se um clube social de dia domingo.
2- Cansam- pra que eu vou para igreja, vou dormir; pois estou cansado ... não vou assistir a novela e durmo, estou cansado.
3- Pensa que conhece tudo- a já li a Bíblia toda,conheço tudo, tudo que o pastor fala eu já sei...
4- Volta atrás, volta para decadência espiritual, se lambuza no pecado e se torna pior do que era como esta escrito em Mateus 12.43-45
"Quando espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa".

A mesma forma acontece com os indivíduos , como é fácil levar uma vida respeitável sem que Jesus habite no coração.. Essa falsa retidão dura apenas um tempo; depois Satanás toma posse da vida vazia e arruína-a. Religião significa limpar o exterior; Salvação vida nova e santidade. Seu último estado torná-se-a pior que o primeiro como está escrito em 2Pe 2.20-22
“Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal.”

Ou seja, as pessoas tem “ o caminho da justiça” que é o conhecimento intelectual e do modo de vida característico dos cristãos. Porém sua conversão foi ilusória, dependia talvez de um amigo, de um pastor, de uma benção ou cura.
Contudo aqueles que de fatos são regenerados, que tem pessoas como instrumentos da obra de Deus e não como um deus em suas vidas, nunca, renegarão a , pois estão atentos como está escrito em
Hebreus 6.4 "olhando firmimente para o autor e consumador da fé , Jesus...”
“Antes crescei na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo”
2 Pe. 3.18

Não sejas o Joás da tua geração, mas revesti-vos de Cristo, Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails