sexta-feira, 2 de abril de 2010


CIÚME
0 assunto que estaremos abordando em nosso ESTUDO BÍBLICO é extremamente sério e complexo, pois envolve o psique humano onde ficam as nossas emoções que comandam nossa vida afetiva, o ciúmes é um desses sentimentos que vivenciamos em nossas relações afetivas que desenvolvemos ao longo da nossa vida, portanto precisamos conhecer esse sentimento que todos nós temos e sabermos ele passa a ser prejudicial a nós e ao nosso relacionamento com o outro.

CIÚME é:
• sentimento doloroso que nasce do desejo de posse da pessoa amada, da suspeita ou certeza da infidelidade ou da exigência de um amor inquieto... Na raiz da palavra, implica vício, dependência, impossibilidade de parar que traz em si uma soma de outros sentimentos negativos como o medo de perder, a inveja, a desconfiança e o ressentimento. Em alemão, ciúme está relacionado fogo, com o queimar e com doença. Portanto, em sentido literal ciúme significa: doença que arde.
• Sócrates o definiu como "a dor da alma".
• o ciumento aspira a uma fusão total. Exige que o outro se comprometa cada vez mais e nunca está satisfeito com o que recebe.
Podemos sintetizar o ciúme como um sentimento de perda e posse, são sentimentos que arde e devora a pessoa interiormente quando ela não consegue atingir seu alvo que é ter posse da pessoa amada e aplacar o sentimento de perda que sofre.
Os ciumentos sempre olham para tudo com óculos de aumento, os quais engrandecem as coisas pequenas, agigantam os anões e fazem com que as suspeitas pareçam verdades." (Cervantes)
Uma das características do ciumento é a sua capacidade de criar situações fora da realidade, ou seja, criar motivos inexistentes para fundamentar seus ciúmes, vê coisa a onde não existe, e quando voltam-se para a realidade enxergam as coisas com desconfianças e suspeitas, incredulidade, dúvidas profundas em relação a si mesma, acusações, chantagens emocionais, sintomas de doenças físicas, fantasias de vingança
*O ciúmes nos homens esta relacionado mais ao aspecto físico a posse sobre a outra pessoa, pois esse se sente dono da sua parceira tendo em mente a posse da sua sexualidade.
• Ao passo que as mulheres são levadas a experimentar este sentimento por insegurança, quando criam um relacionamento afetivo de seu parceiro com outra mulher.

Em ambos os casos esta em jogo o sentimento de posse que criamos em relação ao outro, se ele (a) me pertence então será meu ou minha para resto da vida, quando isso não é alcançado então o ciumento tende a ter comportamento agressivo colocando a vida do parceiro em risco e até matando o seu parceiro para que ninguém venha possui lo.
O ciúme provoca um mal estar físico , mental e social nas pessoas que sofrem com este sentimento:
• stress emocional
• stress físico
• tensão no relacionamento
• emoções descontroladas
• constrangimento público
• violência física
• perda do parceiro
• sentimento de culpa

Ate aqui, abordamos o assunto levando em consideração o aspecto patológico desse sentimento, que leva as pessoas a praticarem coisas terríveis para assegurar a posse do seu parceiro
O que nos ensina a Bíblia sobre o ciúme?
O CIÚME- É uma obra da carne!
1 Coríntios 3:3
Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?

O ciúme causa muitos problemas, a saber: Opressão, aniquilamento do próximo, desconfiança, dependência, doenças, brigas e até destruição.

Muitos acham que o fato de terem ciúmes de alguém significa que amam este alguém; Vejamos algumas passagens bíblicas que retratam o ciúme:


*Traição, morte
Gênesis 37:11
Seus irmãos lhe tinham ciúmes; o pai, no entanto, considerava o caso consigo mesmo.

*Dor , sofrimento angústia, depressão
Gênesis 30:1
Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve ciúmes de sua irmã e disse a Jacó: Dá-me filhos, senão morrerei

* Contendas
Números 11:29
Porém Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Tomara todo o povo do SENHOR fosse profeta, que o SENHOR lhes desse o seu Espírito!

*A mão de Deus pesa sobre nós
Ezequiel 16:38
Julgar-te-ei como são julgadas as adúlteras e as sanguinárias; e te farei vítima de furor e de ciúme.



O ZELO DO SENHOR
Não devemos confundir ciúme com zelo , existe uma grande diferença entre eles

O termo “zelo” é usado na Bíblia por várias vezes ligado ao sentimento que Deus tem por nós e facilmente podemos perceber que vem do amor do Senhor pela nossa vida.
Vejamos por exemplo os textos de:
Sl 69.9; Pois o zelo da tua casa me consumiu, e as injúrias dos que te ultrajam caem sobre mim.
Is 9.7; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto
Jo 2.17 - Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá
Tg 4.5. Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?

Todas estas passagens mostram respectivamente que o zelo do Senhor é o seu cuidado extremo pelo templo, por Israel e pela nossa vida. O zelo de Deus, portanto, é o seu cuidado!

O zelo de Deus nos protege e nos conserva em seus caminhos; aleluia!
Como criaturas transformadas por Deus devemos andar neste mesmo zelo.


*Zelo na vigilância Ap 3.19 Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.

*Zelo nas obras Tt 2.14- o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.

*Zelo pelo líder II Co 7.7- e não somente com a sua chegada, mas também pelo conforto que recebeu de vós, referindo-nos a vossa saudade, o vosso pranto, o vosso zelo por mim, aumentando, assim, meu regozijo.

*Zelo na contribuição II Co 9.2 porque bem reconheço a vossa presteza, da qual me glorio junto aos macedônios, dizendo que a Acaia está preparada desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado a muitíssimos

*Zelo pelo rebanho II Co 11.2 etc... Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo.



E no casamento?

No casamento, por exemplo, devemos ter zelo pelo cônjuge; este zelo deseja sempre o melhor para o próximo. É bom ter zelo, mais com entendimento
(Rm 10.2).“Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento.”
Provérbios 6:34
Porque o ciúme excita o furor do marido, e não terá compaixão nenhum dia da vingança

1 Coríntios 13:4
O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece
O ciúme destrói, aniquila, vem da carne ;
O zelo protege,busca amdurecimento, é provenientemente de Deus
III- COMO IDENTIFICAR ESSE SENTIMENTO
• Começa a estruturar a vida em função do ciúme.
• Se sente angustiada, inquieta, ansiosa por não conseguir controlar o outro.
• Não aceita que o seu parceiro (ou parceira) saia (e se divirta) sem a sua companhia, mesmo que seja para uma atividade que você odeie.
• Sente a necessidade de saber com frequência o outro está.
• Não respeita a intimidade do seu parceiro (ou parceira) revistando as suas coisas íntimas: gavetas, carteiras, roupas, telemóveis, entre outros.
• Cria situações para o apanhar em flagrante.
• Não confia em nada que o seu parceiro diz, nem nas outras pessoas que testemunham em seu favor.
• Dá por si a armar uma cena e ciúmes sem motivos.

Se você realmente ama a alguém, fuja deste tipo de sentimento e busque o verdadeiro amor que somente o Senhor pode dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails