segunda-feira, 19 de abril de 2010

HERODES ALEGRE!!!



Esse período que acabamos de vivenciar, a páscoa, é o momento mais lindo da vida cristã. É o ponto crucial da nossa fé,o nosso alicerce espiritual, pois trata de ressurreição de Jesus. Foi a ressurreição de Jesus que testificou que Ele era o filho de Deus, o Salvador, o Messias. Caso Ele não tivesse ressuscitado ele seria um grande profeta como Moisés, Elias, João Batista, mas és que ele é o EU SOU!

Durante esse resgate cristão do sacrifício de Jesus e Sua vitória sobre a morte, uma passagem em especial falou ao meu coração, me deixou impactada, o Espírito do Senhor falou claramente ao meu coração e assim desejo compartilhar com todos.

“Herodes, vendo a Jesus, sobremaneira se alegrou, pois havia muito queria vê-lo, por ter ouvido falar a seu respeito; esperava também vê-lo fazer algum sinal.”
(LUCAS 23.8)

“Herodes ... sobremaneira se alegrou”

Fiquei imaginando algumas situações de minha vida que eu sobremaneira me alegrei, o quando entrei na faculdade, meu primeiro emprego, o nascimento dos meus filhos... meu encontro com JESUS. Foram momentos memoráveis, de uma alegria intensa... indescritível!
E foi assim que pude comparar as minhas experiências com a experiência de Herodes ao encontrar-se com Jesus. Se analisarmos a primeira frase do texto é de uma beleza singular, única : “Herodes, vendo a Jesus, sobremaneira se alegrou, pois havia muito queria vê-lo,” é quase uma declaração de fé ao senhorio de Jesus.
Contudo, quando fazemos uma análise apurada dos fatos a emoção da lugar a dor,e ao desespero, a frustração.

Basta analisarmos quem era Herodes Antípas o porquê de tanta alegria ao ver Jesus.
Herodes Antípas era filho de Herodes, o Grande que assassinou as crianças de Belém, numa tentativa de encontrar e matar o menino Jesus (Mateus 2:1-16).

Foi educado em Roma, porém como estratégia política cultivava a tradição religiosa judaica, deslocando-se, anualmente, para Jerusalém, onde participava das festividades da Páscoa
Apesar da Galiléia ser tida como uma região habitada por judeus turbulentos, Flávio Josefo afirma que, no governo de Herodes Antipas, não se registraram revoltas ou outras ocorrências similares.

A exceção ficou por conta da prisão de João Batista, cuja pregação messiânica encontrava crescente acolhida entre o povo simples, sobretudo os camponeses, e por isso foi considerada uma ameaça em potencial e por critica-lo abertamente por tomar a mulher de seu irmão.
Homem devasso que vivia sua perveção sexual e política.

Mas como ele havia ouvido falar de Jesus?

Herodes como já foi mencionado era Rei da Galiléia um estado de Israel. Onde Jesus fez vários milagres, vejamos alguns milagres realizados por Jesus na Galiléia:

O primeiro e o segundo milagre de Jesus foram feitos na região da Galiléia
• 1° Transformou água em vinho Mt. 2.7-9
• 2° A cura do filho de um oficial do rei Jo. 4.46-54
• A cura de um criado de um centurião Mt. 8.5-13
• Entre as seguidoras de Jesus estava mulher de Cuza, procurador de Herodes Lc. 8.3
• A cura de um leproso , endemoniados, cegos;
• ressuscita a filha de Jairo Lc. 8.49-56

Diante dessas manifestações de poder e fé, Herodes toma conhecimento sobre a pessoa de Jesus. E eis o que nos relata a Bíblia em Lc 9.7-8

”E o tetrarca Herodes ouviu todas as coisas que por ele foram feitas, e estava em dúvida, porque diziam alguns que João ressuscitara dentre os mortos; e outros que Elias tinha aparecido”

E esta dúvida sobre Jesus lhe trouxe medo , insegurança, pois ele temia que Jesus causasse uma grande revolução entre o povo judeu, que vivia sob as ordens de Roma, e que fosse João Batista, pois Herodes o temia. E por isso mesmo escutando falar de tão grandes feitos a palavra nos retrata que Herodes desejava matar Jesus:
Lc. 13.31
“Naquele mesmo dia chegaram uns fariseus, dizendo-lhe: Sai, e retira-te daqui, porque Herodes quer matar-te.”

Herodes conhecia Jesus por seus feitos, de ouvir falar, a ponto de se alegrar sobremaneira de poder tê-lo na sua presença.


A princípio, Herodes mostrou a alegria que sentia de, por fim, se encontrar com esse homem de quem tanto havia ouvido falar. Aliás, ele estava querendo ver Jesus há muito tempo e esperava testemunhar pessoalmente um milagre. Tinha muitas perguntas para Jesus, mas o Mestre não dava nenhuma resposta nenhum "divertimento" para esse adúltero e assassino. Pois, Herodes já havia calado a voz de Deus para sua vida quando matou João Batista.
E, assim, enquanto os judeus ouviam e continuavam o bombardeio de acusação infundadas, Herodes e seus soldados caçoavam de Jesus. Começaram a humilhá-lo, vestindo-o e enviando-o de volta a Pilatos.

Ele maltratou e humilhou alguém que era, segundo suas próprias palavras, inocente tudo evidentemente numa tentativa de preservar uma boa posição política junto aos judeus. Certamente Jesus estava certo quando o chamou de "raposa".

Herodes queria encontrar-se com Jesus. Ele tinha ouvido sobre as obras poderosas de Jesus e até esperava testemunhar um milagre. Mas, ao fim, considerava Jesus apenas uma curiosidade um ninguém descartável para as ambições políticas dele. Desde então, quantos não se aproximaram do Senhor por curiosidade, para depois rejeitá-lo como Salvador em benefício de desejos próprios?

Ele se encantou com os milagres , entretanto o maior milagre que Jesus pode fazer não é restaurar a vista ou a audição, porque se vemos e ouvimos ódio, maldade e pecado, então não queremos ver, nem queremos ouvir. O maior milagre que Jesus quer fazer é mudar nossas vidas.


Ele quer tirar ódio e colocar paz e amor. Ele quer tirar raiva e egoísmo e colocar bondade e amor pelo outro. Os maiores milagres de Jesus acontecem quando Ele muda quem nós somos… porque se é somente o mau que iremos ver, não precisamos ver; nem precisamos ouvir se só vamos ouvir ódio, raiva e fofoca. O maior presente e o maior milagre de Jesus é que Ele quer nos salvar para ser como Ele é.

Como está escrito em Tito 2.11-14
11 Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
12 Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
13 Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;
14 O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.

Tito3.3-7
3 Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.
4 Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens,
5 Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
6 Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;
7 Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.


Com certeza Herodes não havia escutado milagres como o de Zaqueu
Lucas 19:8
"E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado."


Como o de Maria Madalena que já tinha conhecido a desgraça de ser possuída por sete demônios, mas, depois que Jesus os expulsou, Maria era uma nova mulher. O amor dele a havia resgatado, e o amor constante dela por ele Jesus jamais se esvaneceu. Mesmo na cruz, quando as pessoas diziam que Ele tinha fracassado e era um blasfemador, ela continuou a amá-Lo, segundo mostra o seu retorno ao túmulo no dia em que Jesus ressuscitou dos mortos. Não é maravilhoso que a primeira a ver o Cristo ressuscitado tenha sido essa discípula dedicada? Da mesma forma, se permanecermos fiéis ao Senhor, o veremos em toda a sua glória (2 Tessalonicenses 1:10).

“E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem”

Muitas das coisas que Deus nos diz nas escrituras apontam vez após vez para o maravilhoso milagre de vidas mudadas. Mas você provavelmente nota quando se vê no espelho, ou quando você realmente fica conhecendo outras pessoas que seguem Jesus, que este maior milagre de todos, de vidas mudadas, leva algum tempo e trabalho árduo. Se você olhar para si mesmo no espelho, provavelmente verá muitas coisas que ainda não são como Jesus é.

Quantos de nós estamos como Herodes nos alegramos por ver Jesus, nos alegramos por sua presença, mas só queremos ver o sobrenatural, o seu agir... milagres, profecias e prosperidade. E quando não presenciamos esse comércio “místico” dentro de nossas igrejas nos escandalizamos e zombamos do Senhor. Fazemos como Herodes tratamos Jesus com desprezo, e escarnecemos dele,e fazêmo-Lo vestir um manto aparatoso, e o devolvemos a Pilatos, para ser crucificado!
Que eu não seja aquele a pregar os pregos em Cristo, mas a anunciar as boas novas da ressurreição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails