sábado, 17 de abril de 2010

INVEJA NO CORPO DE CRISTO


SALMO 73.
Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração.
Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios.
Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força.
Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens.
Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno.
Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar.
São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente.
Põem as suas bocas contra os céus, e as suas línguas andam pela terra.
Por isso o povo dele volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem.
E eles dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo?
Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas.
Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência.
Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã.
¶ Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos.
Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso;
Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.
Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição.
Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores.
Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles.
¶ Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins.
Assim me embruteci, e nada sabia; fiquei como um animal perante ti.
Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita.
Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória.
Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti.
A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.
Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti.
Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras.

No texto apresentado percebemos que o Salmista, Asafe, passa por um momento angustiante de sua vida. Ele reflete sobre a sua vida e ver que tem sido em vão.
Para entendermos melhor o texto vamos conhecer Asafe.
Asafe foi nomeado, por Davi, chefe dos levitas em meio a 38 mil levitas, a maior responsabilidade, ministrar adoração diante da arca do Senhor. Porém, não só Deus e Davi o escolheu para uma função de alta responsabilidade, também seus colegas levitas o escolheu. Ele não podia está em pecado, não podia adorar de qualquer maneira, tinha que seguir as ordenanças se não morria.

Mas de repente, és que Asafe se encontra com dúvidas , quase desmoronando na fé.
No (v.2) Ele fala “pouco faltou para que se desviassem os meus passos”.
(V.14) “ pois de contínuo sou afligido a cada manhã, castigado”.
(v.16) "em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim"
E é assim, que muitos se sentem desmoronando, e pensam em desistir da família, filhos, amigos, igreja... e até da própria vida.

E O MOTIVO DE TANTA ANGÚSTIA, ELE PARA PRA OLHAR COMO A VIDA SORRIR PARA OS ÍMPIOS E MUITAS VEZES É AMARGA COM OS SERVOS DO SENHOR.

O que ele viu nos seus dias é a mesma coisa que você vê ao reparar no estilo de vida dos descrentes de hoje. Os descrentes viviam sem preocupações com doenças, "(V. 4)o seu corpo é sadio e nédio"
Além disso, (V.5)"não são afligidos"
A conseqüência dessa vida despreocupada é (v.6). "a soberba que os cinge como um colar, e a violência que os envolve como manto"
Chegam a blasfemar, (v.9). "contra os céus desandam a boca, e a sua língua percorre a terra"

Asafe também notou que os descrentes geralmente são pessoas populares, irreverentes, alegres. Que conseguem cativar e muito mais serem imitadas por todos que lhes conhecem . Quanto mais ímpios forem, mais (v.10). "o seu povo se volta para eles e os tem por fonte de que bebe a largos sorvos"
Ao invés de serem castigados, os descrentes, estão(v.12) “sempre tranqüilos, aumentam suas riquezas".

Asafe não conseguia compreender como as pessoas descrentes viviam melhores que os crentes Isso deixava Asafe amargurado e com o coração endurecido, sua alma esta ferida.
(v. 21 e 22) Quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram, eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua presença.


E quando analisamos esse panorama constatamos que Asafe não foi o único que observou a prosperidade dos ímpios, Jó, Davi,Isaías, Jeremias, Habacuque, Paulo e muitos outros também constataram esta verdade.
Enquanto que os crentes eram, nas palavras de Paulo, a "escória do mundo". Cada uma dessas pessoas reagiram a seu modo diante disso. A reação de Asafe quase o levou para longe da fé. E a sua? Qual a sua reação diante da prosperidade dos descrentes e do seu sofrimento?

Mas por que tantos crentes observam esse sucesso dos ímpios sem entrarem em choque com sua fé?

Na Biblia não a contradição, o motivo de tanto desespero e angústia no coração de Asafe se dá porque ele se permitiu ter uma raiz de amargura, um fruto da carne. O próprio Asafe confessa:
(v) 3 “pois eu invejava os arrogantes ao ver a prosperidade dos perversos”.

Toda essa dor essa angústia é causada por um sentimento, uma atitude digna dos mais fracos a INVEJA.
E é sobre esse tema que gostaria de refletir.


INVEJA NO CORPO DE CRISTO

O que é inveja?

Inveja significa ódio pela prosperidade ou alegria de outra pessoa, além de também ser definida como o desejo de possuir alguma coisa que o outro tem.

Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. É um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes". inveja seria, popularmente falando, a arma dos "incompetentes".



A inveja esta alicerçada por outros três sentimentos:

* O CIÚME: é querer manter o que se tem
* A COBIÇA: ansiedade de possuir, é querer o que não se tem
* A IRA: indignação; raiva; desejo de vingança


Alguns estudiosos apontam para três tipos de inveja:

• A destrutiva- que é capaz de cabar com a unidade toda uma família...
• A patológica- a qual queremos destruir aquilo que invejamos
• A criativa- a que você usa para conquistar o seu desejo.

Contudo, nós que somos cristãos deveremos aboliar a idéia de uma “inveja positiva” , pois a bíblia nos alerta em Gálata 5. 21
“ invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam”

O sentimento que o cristão deve ter é de admiração e nunca de inveja.


O que a Bíblia nos ensina?
A inveja é a força motriz de todo pecado, por ter sido a causadora da queda de Satanás”. ISAÍAS 14.12-14

“Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva!... Tu dizias no teu coração: eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono... subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo”

Esta passagem se refere a Lúcifer, querubim que se rebelou por inveja. E, contaminado por este sentimento, teria convencido outros anjos a se posicionarem

A verdadeira origem da inveja é o inferno, já que a primeira rebelião partiu de Lúcifer. A inveja é um dos frutos da carne e faz parte da natureza pecaminosa com a qual todo ser humano nasce”. Ou seja, existe uma herança diabólica e também carnal no ser humano

A inveja gera:
* morte espiritual- Satanás
*morte física- Jesus (MT. 27.17)
*separação de Deus - Caim
* traição – José e seus irmãs


Inveja na igreja

Com o exemplo de Asafe vimos que a inveja existe dentro da igreja!
O erro de Asafe foi deixar de olhar para o Senhor para analisar o que acontecia com as pessoas à sua volta. Ao fixar os olhos na experiência dos homens, tirou conclusões que o levaram para muito perto da apostasia.

Se analisarmos mais apuradamente a vida de Asafe ele seria hoje um super-crente. Ele era um exemplo o chefe dos levitas, ministrava em lugar só onde os sumos sacerdotes entravam, ministrava diante da presença do Senhor, e a escolha que teve foi a maior responsabilidade que Ele não podia está em pecado se não morria, não podia adorar de qualquer maneira, tinha que seguir as ordenanças se não morria.

Ele era um homem invejado!

E afirmo esse pensamento ao observar como dentro de nossas igrejas existe pessoas que são invejadas e também pessoas invejosas. O cristão sempre será vitima da inveja, pois ele possui determinadas características, é padrão.

Primeiramente tenho que esclarecer que só as pessoas que são destaque em alguma área será vítimas de pessoas invejosas. Por exemplo: ninguém vai sentir inveja de uma pessoa doente, de uma pessoa que rouba, que trai, que mente. Sentimos inveja de pessoas bem sucedidas.

Podemos destacar três pontos onde a inveja dentro da igreja:

1- Os líderes –
“Em Filipenses 1:15, o apóstolo Paulo fala sobre o assunto: “Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia, outros, porém, fazem de boa vontade”.
Vemos a unidade da igreja sendo quebrada muitas vezes porque alguns pastores ou membros da igreja se sentem ofuscados, então rompem com a liderança da igreja e abrem suas próprias igrejas. Não percebem que satanás tem suas estratégias para seduzir o líder ao orgulho e a inveja. Mas é preciso entender que toda manifestação no ministério vem do poder de Deus.

2- O louvor – talvez, seja a área mais afetada pela inveja dentro da igreja. Já que abrange pessoas em evidências, vozes fenomenais, grandes talentos. E muitos acreditam por terem um determinado talento se acham no direito de estarem conduzindo a adoração na igreja. Esquecem na maioria das vezes que para conduzir o louvor a pessoa tem que ter uma vida de santidade. E esse problema no louvor geralmente é criado por pessoas que não tem visão da unidade do corpo de Cristo, que não conseguem ter uma visão espiritual do louvor. Sua comprenção é que o louvor é um lugar para apresentar seu show seu talento.

As pessoas que procedem com contendas na ministração de cargo dentro da igreja não prevalecerão, ela próprias não suportaram as conseguemcias das atitudes criadas por elas.
Provérbios 19:21
Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do SENHOR permanecerá

3- Ministério jovem (de dança, teatro...)
Amados a igreja não é lugar de show , mas de adoração!

Muitos jovens tem se destacado em vários setores na igreja. Mas o que tem acontecido é : eu não sei cantar, eu não sei pregar o que eu sei é dançar e interpretar. Vai para igreja, que desenvolve um trabalho maravilhoso com os jovens e quer participar de tudo, porém tem uma vida cristã fraca. È o crente camuflado, na igreja o mais santo, no mundo o mais mundano. Quando a igreja rejeita essa postura do cristão ele torna-se a vítima.

E essa é uma das características do invejos, ele sempre consegue manipular as situações para serem as vítimas. Mas a palavra nos ensina como devemos ser padrão;
Tito 2.6-8
“Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos. Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito”.

Se você não aceita as decisões da liderança de sua igreja que é paltada na Bíblia , você está precisando se consagrar mais, se quebrantar mais, mudar de postura. Um dos grandes ensinamentos do senhor Jesus foi servir ao próximo e a igreja tem esquecido um pouco disto
Mateus 23:11
Mas o maior dentre vós será vosso servo
João 12:26
Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará

Está na hora de servirmos ao Senhor da maneira Dele e não da minha.
Paulo inicialmente foi rejeitado pela congregação, e não saiu brigando com a igreja, ao contrarío ele mostro que era digno de está dentro da igreja. Como? Através dos frutos que a sua vida produziu.

Produza frutos e não contendas e Deus te levantará!!!

Tem alguns departamentos da igreja que eu não tenho visto a inveja imperando tais como: líder de evangelismo, ensino infantil, grupos de orações, visita aos irmãos afastados ou necessitados... e estas são as áreas mais necessitada da igreja. Sabe o porquê de não serem alvos de cobiça porque é um trabalho “invísivel” ou realmente trabalhoso e a maioria das pessoas só querem aparecer , só querem ser glorificadas.


E SE EU ESTIVER COM INVEJA DE ALGUÉM O QUE DEVO FAZER?

Devemos ter como exemplo a atitude de Asafe (v 17)
1- Asafe entrou na presença de Deus
“ até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles”
Você deve entrar na casa de Deus, procurá-Lo, consagrar-se e arrepender-se.
Como ministro do louvor, é certo que ele estava sempre no templo. Porém, dessa vez, ele realmente se colocou diante de Deus. Ao invés de ficar olhando para o estilo de vida dos ímpios, olhou para o Senhor. Ao invés de procurar uma explicação racional para seu sofrimento dentro de si, voltou sua atenção para o seu Deus, e então as coisas se desanuviaram. Não é comparando a vida do descrente com a vida do crente que você encontrará as explicações que procura, mas colocando-se aos pés do Senhor, para aprender de Suas palavras.

2- Observou o final dos ímpios
Após entrar no santuário, Asafe disse "atinei com o fim deles" (.v17), referindo-se aos descrentes. Até então, Asafe tinha reparado apenas na situação presente dos ímpios, mas agora o Senhor lhe mostrava o fim deles. Aparentemente seguros, na verdade os ímpios viviam sob um perigo mortal, pois "Tu certamente os pões em lugares escorregadios e os fazes cair na destruição" (v.18). Deus não os deixará impunes em sua iniquidade, mas "ficam de súbito assolados, totalmente aniquilados de terror!" (v.19). Embora a sua prosperidade pareça nunca acabar "como ao sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, ao despertares, desprezarás a imagem deles" (v.20). Deus não esqueceu nem relevou a maldade dos ímpios, mas os está reservando para o dia do juízo, quando então terão a retribuição de sua maldade. Asafe comprendeu então que a longanimidade do Senhor não deve ser confundida com injustiça, pois "os que se afastam de ti, eis que perecem; tu destróis todos os que são infiéis para contigo" (v.27)

3- Asafe mudou de atitude (Descobriu a segurança dos crentes)
Ele lembrou-se de algo que só o crente pode dizer: (v.23,24,25). "todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra" Em meio ao sofrimento, o crente não está sozinho nem desamparado. Na estrada íngrime da fé, só o crente pode dizer Ao pensar nessas verdades, Asafe só podia exclamar " Ah! meu irmão, Deus te basta! O Senhor te é suficiente! Se você tem Deus no céu e se deleita dele na terra, então nem a maior prosperidade dos ímpios nem o maior sofrimento irá te tirar a alegria da salvação! O segredo que Asafe descobriu é que "ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre" (v.26).

O que é melhor, possuir todas as riquezas do mundo ou viver na presença de Deus? Depois de encontrar-se com Deus no santuário, Asafe não teve mais dúvidas: "quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no Senhor Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos" (v.28).

Você trocaria uma vida na presença de Deus e uma eternidade na glória por prosperidade material na terra e uma eternidade no inferno? Tenho certeza que não, logo, não há motivo para você duvidar da bondade de Deus e menos ainda para invejar a sorte dos que seguem a maldade.

“Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. ” (I Timóteo 1:5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails